A Assembleia Legislativa aprovou em definitivo, por 40 votos favoráveis e 12 contrários, o projeto que autoriza o governo do Paraná a ceder ao governo federal, trechos de 27 rodovias estaduais para as futuras concessões de pedágio, por 30 anos.
Dos 3.372 quilômetros de estradas paranaenses que o governo federal pretende leiloar, 1.164 quilômetros, ou 35% do trajeto total são de rodovias estaduais.
Deputados tanto da base do governo quanto de oposição questionaram a falta de informações no projeto sobre as condições para a concessão, os trechos que serão delegados e onde serão instaladas novas praças de cobrança.
O Executivo alegou que esses detalhes serão formalizados depois pelo Ministério da Infraestrutura na elaboração do edital, que passará ainda pelo Tribunal de Contas da União e na assinatura do convênio.
Os deputados apresentaram 40 emendas ao texto original, propondo uma série de mudanças, porém a Comissão de Constituição e Justiça aprovou parecer do líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri, contrário a todas as emendas, alegando que elas seriam inconstitucionais.
Em plenário, os deputados pediram, então, que as emendas fossem votadas separadamente, porém o presidente da Assembleia, Ademar Traiano , rejeitou o pedido alegando que elas já haviam sido rejeitadas pela CCJ.
Concluída a votação o líder do Governo, Hussein Bakri afirmou que a Assembleia cumpriu seu papel…..