A geada que voltou a castigar nesta madrugada os municípios no Oeste do Paraná aumentou as perdas nas lavouras de milho safrinha, além de ter comprometido as pastagens para fins de alimentação animal.
A semana começou com temperaturas negativas em cidades do Paraná, na manhã desta segunda-feira.
Em General Carneiro, no Sul do Estado, os termômetros registraram -5,4ºC, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná.
Uma massa de ar frio e seco avançou pelas diversas regiões do Paraná e derrubou de forma brusca as temperaturas.
Há registro de geada em diversas cidades.
O declínio das temperaturas é ainda mais intenso, com valores negativos, em áreas da metade Sul do Paraná.
As mais baixas temperaturas foram registradas em General Carneiro: -5,4°C; Guarapuava: -4,4ºC; Ponta Grossa: -4,2°C; Palmas: -3,3°C; Pato Branco: -2,6ºC; Toledo: -3,0°C; Cascavel: -1,0ºC; Foz do Iguaçu: -0,9ºC; Curitiba: 1,5°C; Maringá: 2,3ºC; Londrina: 1,3ºC; e Umuarama: 2,9ºC.
De acordo com o Simepar, amanhã, terça-feira o frio de inverno segue marcando presença e há previsão de geada ampla sobre o território paranaense, com exceção do litoral.
A partir de quarta-feira, o frio vai perdendo intensidade de forma gradual, mas ainda há previsão de geada na Região Central, Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba.
Na microrregião de Marechal Cândido Rondon as temperaturas da madrugada ficaram entre 0 e 2 graus, resultando em geadas em grande parte das lavouras de milho da safrinha.
Conforme o engenheiro agrônomo da Agrícola Horizonte, de Mal. Cândido Rondon, Renato Wiebrantz, as geadas desta madrugada aumentaram as perdas nas lavouras da região…