Produtor deve emitir CCIR a partir de 19 de julho

Prazo para recolher a contribuição anual foi adiantada em relação a anos anteriores. )

 

Neste  ano  a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR –  começa no dia 19 de julho, próxima segunda-feira,  cerca de um mês mais cedo do que costuma ocorrer anualmente.

O procedimento é obrigatório e deve ser feito via internet, pelo site do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária   ou via aplicativos para celulares Android ou iPhone.

No Paraná os produtores rurais têm a opção de ir até o sindicato rural local para que a guia seja emitida.

Conforme recomenda João Lázaro Pires, coordenador do Departamento Sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR, os  funcionários dos sindicatos estão preparados para prestar todo o apoio necessário e assim, basta o produtor  procurar as entidades espalhadas por todas as regiões do Estado para contar com esse apoio.

O CCIR é uma contribuição anual obrigatória que os proprietários rurais devem recolher junto ao Incra, como se fosse um imposto.

Na prática, o CCIR comprova o cadastro do imóvel no chamado Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), uma plataforma que reúne as informações cadastrais de todas as terras do Brasil.

Sem o certificado, os proprietários de imóveis rurais não conseguem fazer nenhuma movimentação em relação aos seus imóveis.

Isso vale para operações como desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda sua área, utilizar como garantia para tomada de crédito rural e/ou para homologação de partilha amigável ou judicial em espólios (sucessão por causa mortis).

Para emitir o novo CCIR, proprietários e possuidores a qualquer título de imóvel rural podem acessar o endereço eletrônico: https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao