A pandemia causada pelo novo Coronavírus têm assustado boa parte da população mundial, com alta média de infectados e mortos em vários países e também no Brasil.
No entanto nos municípios que abrangem a 20ª Regional de Saúde de Toledo a média de infectados e óbitos está mais controlada nesse momento.
Desde o primeiro caso registrado no Brasil em 23 de fevereiro até o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta quarta-feira, a 20ª Regional de Toledo registrou 44 casos positivos para o novo Coronavírus, com 34 pacientes curados e 03 óbitos.
Dos 18 municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde, seis já apresentaram pelo menos um caso positivo da doença.
Em Toledo foram dois casos positivos da Covid-19 até o momento e os dois pacientes tiveram casos importados e já estão curados.
O município não apresenta nenhum novo caso da doença desde o dia 28 de abril.
Para a secretária de Saúde do município de Toledo, Denise Liell, o atual cenário reflete a rapidez nas medidas de prevenção adotadas pelo Comitê Operacional de Emergência, e também a colaboração de boa parte da população com o isolamento social.
Outro município com uma situação parecida com a de Toledo é Mal. Cândido Rondon, que também teve dois casos confirmados para a Covid-19 desde o início da pandemia e os dois pacientes também já estão curados.
Em Marechal Cândido Rondon foi montado um hospital de campanha, no Centro de Eventos, com a capacidade para atender simultaneamente 76 pacientes.
O local recebeu toda a estrutura necessária para atender a população, desde camas hospitalares até equipamentos essenciais para o atendimento.
Todavia, graças a situação atual do município, a sua estrutura hospitalar ainda tem suprido a demanda e por isso o hospital de campanha ainda não foi utilizado.
Até a presente data de 13 de maio, apenas o município de Guaíra apresentou óbitos em decorrência da Covid-19 na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde.
Em Guaíra são 14 casos confirmados, com 11 pessoas curadas e três óbitos.
Os óbitos foram de um homem de 52 anos, que faleceu no dia 14 de abril. A segunda morte foi de uma mulher de 74 anos, que foi atendida no dia 15 de abril na Unidade de Pronto Atendimento de Guaíra e veio a óbito no dia 20 de abril no Hospital Universitário de Cascavel.
A terceira morte foi de uma mulher de 84 anos, que foi internada na UPA de Guaíra no dia 27 de abril, no entanto a situação se agravou e ela foi transferida para o HU, em Cascavel, onde faleceu no dia 04 de abril.
Os municípios de Palotina e Assis Chateaubriand foram os últimos da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde a terem casos confirmados da Covid-19.
O último caso de Palotina foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (12).
Com isso Palotina tem no momento três casos confirmados da doença, com duas pessoas curadas e nenhuma morte.
Em Assis mais seis casos foram confirmados pela Sesa nesta quarta-feira. Com os novos casos, Assis Chateaubriand chegou a 22 casos confirmados, com 16 pessoas curadas e nenhuma morte.
O outro município da 20ª Regional de Saúde com casos confirmados é Tupãssi. A cidade de Tupãssi tem um caso confirmado, com uma pessoa curada.
Os municípios de Diamante d’Oeste; Entre Rios do Oeste; Maripá; Mercedes; Nova Santa Rosa; Ouro Verde do Oeste; Pato Bragado; Quatro Pontes; Santa Helena; São José das Palmeiras; São Pedro do Iguaçu; e Terra Roxa; ainda não tiveram nenhum caso confirmado do novo Coronavírus.
Os municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde tem a sua disposição exclusivamente para o combate a Covid-19, 26 leitos clínicos e 26 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), divididos entre o Hospital Beneficente Marcel Michelleto, em Assis Chateaubriand e o Hospital Bom Jesus, em Toledo.
Em Toledo são 16 leitos de UTI, dos quais nenhum está ocupado no momento: a cidade ainda conta com 08 leitos clínicos, sendo que um está ocupado, o que representa um índice de 12,5% de ocupação.
Em Assis Chateaubriand são 10 leitos de UTI, dos quais dois estão ocupados, representando uma taxa de ocupação de 20%.
Assis ainda conta com 18 leitos clínicos, sendo que nenhum está ocupado no momento.