O Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), realizado em Cascavel em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), tem a missão de contribuir para o aumento da competitividade das empresas brasileiras por meio de ações que promovam o design, a sustentabilidade e a qualificação para exportação.
O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em 19 Estados mais Distrito Federal, com Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa cobrindo 1.187 municípios.
Até setembro de 2019, foram atendidas 3.046 empresas. Desse total de empresas, 74% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos e/ou serviços de 61 diferentes setores. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de têxtil e confecção, máquinas e equipamentos, móveis e cosméticos (dados de novembro/2019).
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para isso, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Para o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Marechal Cândido Rondon, Sergio Marcucci, que faz parte do Comitê Consultivo e atua na governança do PEIEX-Cascavel, esta é uma oportunidade que está ao alcance dos empresários rondonenses. “O programa é gratuito e oferece ao empresário um plano de exportação completo ao final do atendimento, com definição de mercado-alvo para exportação, inteligência comercial e outros fatores estratégicos e operacionais da atividade exportadora. É o momento de preparar as empresas para o mercado interno e também para o externo. É totalmente gratuito. A consultoria é realizada durante seis meses”.
Frente ao cenário que o mundo está vivendo, a qualificação pode abrir novas portas e mostrar outros horizontes. No dia 12 de maio a consultora estará em Marechal Rondon realizado o atendimento às empresas interessadas.
Para receber o atendimento de um técnico extensionista, basta realizar agendamento na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, através do telefone (45) 99104-2705, com Clediana.