Toledo vai exigir uso de máscara no transporte urbano a partir de segunda

Com a publicação do Decreto Municipal Nº 792/2020 o uso de máscara facial passa a ser obrigatório para usuários e condutores do transporte coletivo urbano de Toledo.

Como a medida começará a valer na próxima segunda-feira, dia 4 de maio, durante esta semana os usuários serão comunicados para poderem se organizar.

A exigência se deve, principalmente, pela flexibilização dos horários de atendimento das atividades comerciais e pela liberação da utilização do passe livre no transporte coletivo, tendo como objetivo diminuir os riscos de contágio e prevenir doenças.

As demais medidas de segurança e higiene continuam sendo obrigatórias nesses espaços.

Os profissionais de saúde advertem que a medida é apenas paliativa e só surte efeito se todos fizerem uso das máscaras, mesmo sendo elas de fabricação em tecido.

Outra medida de prevenção e proteção à saúde é a suspensão da prestação do serviço de transporte coletivo urbano gratuito para idosos nos horários de pico, das 7 às 9 e das 17 às 19 horas.

A medida adotada visa proteger estas pessoas, expondo-as ao contato com um menor número de pessoas e, consequentemente, a um menor risco.

Também ontem em Toledo, foi retomada a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, agora na segunda fase.

As 5.550 doses recebidas pelo município estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde do São Francisco, Centro, Coopagro, Europa e Maracanã e sede da Secretaria Municipal de Saúde são direcionadas a vários grupos.