Trabalhadores que perderam o emprego em plena pandemia do novo coronavírus estão relatando dificuldades para conseguir o seguro-desemprego.
Com o fechamento das Superintendências Regionais do Trabalho, os
desempregados estão tendo que fazer o pedido online.
Entre as queixas estão impossibilidade de concluir o pedido no site e aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” e de obter informações pela central 158.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia esclareceu que, desde a decisão de fechamento das agências do Sine, de responsabilidade administrativa de Estados e municípios, por causa da pandemia, tem redobrado os esforços para garantir o atendimento não
presencial de solicitação do seguro-desemprego.
Entre as providências estão o atendimento remoto das unidades de atendimento federais do Ministério da Economia para oferecer suporte a quem encontra dificuldades com as solicitações online.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho informou que as Superintendências Regionais do Trabalho estão prestando auxílio por e-mail aos segurados que encontram problemas na realização da solicitação pelo
site ou pelo aplicativo.
Ainda de acordo com a secretaria, está em andamento a contratação em modalidade emergencial de ampliação das posições de atendimento da central
Alô Trabalho 158.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ressalta que o seguro-desemprego pode ser solicitado online, sem a necessidade de comparecimento a unidades de atendimento presencial.
“Além do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos, há a opção do Portal de Serviços do governo federal gov.br, em que a solicitação do seguro-desemprego está em destaque logo na entrada da página.