O boletim semanal da dengue, divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde nesta terça-feira, confirma mais de 14 mil novos casos e mais 9 mortes pela doença no Paraná.
Com isso, desde agosto do ano passado, o Estado totaliza 102.247 casos e 78 mortes por dengue.
O Paraná tem 189 municípios em situação de epidemia de dengue, e outros 33 em alerta.
Das 9 mortes confirmadas nesta semana, 5 foram de pacientes sem fatores de risco. Entre as vítimas, estão duas pessoas de Cianorte, duas de Toledo, além de uma morte para cada cidade em Londrina, Ivaiporã, Rolândia, Nova Aurora e Santo Antônio da Platina.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destaca que o momento de pandemia do coronavírus e de isolamento social não diminuem a necessidade de combate ao mosquito transmissor da dengue.
Nas 37 cidades em que a secretaria estadual da Saúde promoveu mutirões para retirada manual dos criadouros, a taxa de incidência da dengue foi reduzida.
As ações foram coordenadas pelo Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná e, em alguns municípios, contou com a participação de militares estaduais, representantes regionais da Defesa Civil e de soldados do Exército, além dos agentes da Vigilância Ambiental dos municípios.
Quinta do Sol, no Centro-Oeste do Estado, por exemplo, tinha uma taxa de incidência de 17 mil casos por 100 mil habitantes.
Nas últimas quatro semanas essa proporção caiu para 323 casos por 100 mil habitantes.