O Hospital Ministro Costa Cavalcanti, mantido pela usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, já está habilitado pelo Laboratório Central do Estado a fazer testes rápidos para detecção da covid-19, com diagnóstico em até duas horas.
A resposta da autorização do credenciamento chegou na tarde desta segunda-feira, num momento bastante aguardado pelos organismos de saúde de Foz do Iguaçu e região.
Esses exames ajudarão no mapeamento epidemiológico da doença e na tomada de decisões dos municípios da 9ª Regional de Saúde do Paraná para o enfrentamento da doença.
Já há no Hospital Costa Cavalcanti um estoque de 90 kits para exames rápidos, mas a expectativa é de receber nesta semana mais 1.500 dos 4 mil que foram adquiridos, o que depende do fornecedor internacional.
Todos os exames só serão feitos mediante encaminhamento da Vigilância Sanitária de Foz e região.
A capacidade de análise diária é de 480 exames rápidos.
Até esta segunda, dez casos da doença haviam sido confirmados em Foz do Iguaçu: outros 112 continuam sendo investigados.
Durante a live na página do Facebook foram atualizados os dados do novo coronavírus na cidade de Foz do Iguaçu e as medidas econômicas que são adotadas para ajudar os moradores e empreendedores atingidos.
Foz do Iguaçu tem dez casos confirmados e 104 casos suspeitos.
O município anunciou investimento de R$ 5 milhões e como o conjunto de medidas e a liberação de crédito poderá ajudar pequenos comerciantes de Foz.
O prefeito Chico Brasileiro decretou ontem estado de calamidade pública, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus: ele já havia decretado situação de emergência no dia 19 de março.
Com o novo documento ficam mantidas todas as recomendações sobre as medidas de prevenção e fechamento do comércio em Foz.
Desde o decreto, shoppings, lojas comerciais e comércio em geral devem estar fechados.