Diocese emite novas orientações sobre eventos de Páscoa em função do coronavirus

Em nota distribuída no final de semana, para párocos diocesanos e religiosos, vigários paroquiais, religiosos e religiosas, cristãos leigos e leigas, seminários, agentes de pastoral, movimentos, organismos e à população de maneira geral, o Bispo da Diocese de Toledo, Dom João Carlos Seneme, orienta sobre procedimentos que precisam ser levados em consideração por conta do Covid 19.

A nota diz que a população vive ainda, uma situação grave devido à propagação do coronavírus e portanto continuam necessários o esforço e o empenho de todos para que todos permaneçamos saudáveis e firmes na fé.

Por isso, diz o bispo diocesano, “ vamos continuar com as orientações já transmitidas anteriormente, inclusive durante a Semana Santa. O distanciamento social é o remédio mais eficaz para evitar o contágio do vírus. Este é um modo de sermos servos de todos cuidando uns dos outros.”

No âmbito da Diocese continuam suspensas, por tempo indeterminado, as celebrações eucarísticas ordinárias com a participação dos fiéis

Em relação aos seminários e comunidades religiosas, segue-se a Orientação da Congregação para o Culto Divino no Decreto 153/20: “que se realizem apenas celebrações fechadas, sem público externo”.

As expressões de piedade popular e as procissões que enriquecem os dias da Semana Santa e o Tríduo Pascal estão transferidas para o dia 14 de setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz.

As datas para a realização das coletas da Campanha da Fraternidade e para os Lugares Santos estão sendo estudadas pela CNBB.

Em relação ao Domingo de Ramos e Semana Santa, todas as celebrações serão realizadas somente na Catedral e na Matriz das Paróquias de forma privativa, sem a participação dos fiéis, mas com transmissão “ao vivo”.