Em pouco mais de uma hora, do primeiro dia de vacinação contra a gripe em Marechal Rondon, que foi na quarta-feira, todas as doses acabaram, devido à grande procura.
Amanha, sábado, haverá novamente a vacinação, sendo em tendas colocadas em três locais diferentes das 8h às 14h: nas praças da Igreja Católica e das três igrejas e em frente à Casa Cultural, localizada no Parque de Exposições.
De acordo com a coordenadora de atenção primária, Raquel Rech, as vacinas deverão chegar nesta sexta-feira, porém, foi optado por retornar com a campanha apenas no sábado, com horário estendido em três locais diferentes, de modo a otimizar a quantidade de vacinas.
Raquel lembra que as vacinas são limitadas, conforme o envio da 20ª Regional de Saúde para cada município.
Segundo a secretária de Saúde, Marciane Specht, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.
Marciane completa que nesta época de pandemia do coronavírus, a antecipação da vacina da influenza ajuda a reduzir a morbimortalidade desta doença que também é preocupante.
A secretária Marciane lembra que até o dia 16 de abril, a partir de uma norma técnica da Secretaria de Saúde do Paraná, as vacinas de rotina para as crianças estarão suspensas, para que fiquem em casa e não corram o risco de contrair o coronavírus.