Toledo completa 68 anos de inovação, produção e desenvolvimento

Diferente de todos os outros aniversários, este não será comemorado por conta da pandemia da Covid-19

Em 68 anos, quanta coisa mudou.

O Parque Ecológico Diva Paim Barth é o símbolo do desenvolvimento e crescimento de Toledo. Um lugar que atrai gente de toda a região e, que tem em sua história, muitas emoções. Antes do parque, o local era popularmente conhecido como “banhado da dona Diva”. Lendas sobre o espaço permeiam o imaginário popular até hoje.

Mas o espaço com pouca perspectiva deu lugar a um projeto ambicioso. Henrique Isernhagen foi quem sonhou pela primeira vez com a transformação do lugar. Projeto que foi concretizado pelas mãos do arquiteto e urbanista Ênio Perin.

O prefeito da época, Albino Coraza se encantou com o projeto e fez questão de levá-lo adiante.

Uma cidade do interior optava por fazer a instalação de um parque ecológico no espaço urbano. Uma ideia inovadora para a época e que trouxe desenvolvimento e valorização imobiliária para a região. Imóveis de alto padrão foram erguidos aqui e a vida noturna ficou mais agitada com a instalação de bares, restaurantes e comércios diversos. Hoje, o parque ecológico Diva Paim Bath é o coração pulsante da cidade.

Em pouco tempo, o novo parque passou a fazer parte da rotina de quem vive aqui, seja para praticar alguma atividade física, ou simplesmente relaxar. O espaço também passou a ser palco para as principais atividades culturais. É aqui que se apresentam grandes artistas. O local já foi centro de Viradas Culturais, festivais de cinema, música e muito mais.

Uma ideia que deu tão certo que já se repetiu por inúmeras vezes. Ao todo são 11 parques, três deles com lagos. Lugares que proporcionam o bem-estar social e representam a qualidade de vida, que é uma das melhores do estado do Paraná, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano. A soma do Produto Interno Bruto também é um dos maiores do estado e em 2020, o município teve o melhor desempenho no Valor Bruto da Produção Agropecuária do Paraná.

Mas as riquezas não são apenas mensuradas em números, mas principalmente na alegria das mais de 140 mil pessoas quem escolheram viver aqui.

Redação Catve.com