A soja continuará sendo o grande destaque da produção nacional
Apesar da falta de chuvas regulares nas principais regiões produtoras, especialmente no Mato Grosso e no Paraná, as projeções feitas pela Conab animam os produtores e criam uma expectativa grande para o resultado final da safra 2020/2021.
Pelos números divulgados na semana passada, a nova safra do Brasil deve superar em 4,2% o recorde obtido na temporada recém finalizada.
A produção está estimada em 268 milhões e 700 mil toneladas, superando em cerca de 11 milhões de toneladas o recorde de 257 milhões e 700 mil toneladas da última safra.
O estudo também aponta crescimento na área cultivada, na ordem de 1,3%.
A expectativa é que nesta safra o plantio ocupe cerca de 66 milhões e 800 mil hectares.
A produção de soja é estimada em 133 milhões e 700 mil toneladas e mantém o Brasil como o maior produtor mundial da oleaginosa.
A projeção para o milho é de 105 milhões e 200 mil toneladas, também a maior da série histórica , com aumento de 2,6% sobre a anterior.
Recentemente criou-se uma polêmica em relação aos preços do arroz, que subiram em todo o território nacional.
Pelas projeções da Conab, a área cultivada com a cultura deve aumentar 1,6%, mas a produtividade pode não ser tão boa quanto a da última safra.
Mesmo assim, o presidente da Conab, Guilherme Bastos, afirma que pelas decisões anunciadas pelo governo, a preço deverá se estabilizar nos patamares anteriores até o final do ano…….
Por sua vez o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Cesar Halum , acredita que nas próximas estimativas os números deverão ser ainda maiores em relação a próxima safra brasileira….
O gerente de desenvolvimento e avaliação de safras pela Conab, Fabiano Borges, ao analisar os números do primeiro levantamento, diz que a soja continuará sendo o destaque da produção nacional…..