Toledo volta a ter confirmações expressivas de casos de coronavírus

A cidade de Toledo voltou a ter confirmações expressivas do novo coronavírus nas últimas semanas.

Com isso, o município passa da bandeira amarela para a laranja, que significa risco moderado para a proliferação da doença.

Os critérios epidemiológicos utilizados para chegar a esta bandeira tem a ver com a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, o número de óbitos registrados e, claro, a confirmação de novos casos nas últimas duas semanas, que é o período epidemiológico da doença.

Na semana passada, por exemplo, Toledo teve, no total, 209 novos casos, enquanto que na semana anterior foram apenas 152.

Percebe-se que, conforme o município flexibiliza as medidas de prevenção à Covid-19, também há, na contramão, um aumento de casos, o que significa que o vírus está circulando pela cidade.

O médico porta-voz do COE – Centro de Operações Emergenciais -, Fernando Pedrotti, alertou para a questão dos cuidados, principalmente porque há a previsão de queda das temperaturas para os próximos dias.

Segundo ele, é preciso que, mesmo que as pessoas queiram ficar mais próximas e em ambientes fechados para se aquecer, a recomendação não é esta em se tratando do período de pandemia.

Além disso, é importante seguir todas essas recomendações para que o município não chegue novamente à bandeira vermelha.

O pico da doença em Toledo aconteceu no final do mês de junho e início de julho, com números muito expressivos de casos confirmados.

Agora, com esta diminuição, é preciso manter os cuidados para que a cidade não tenha uma possível segunda onda de casos na cidade.