Colheita do milho as safrinha avança na microrregião de Mal. Rondon

Os agricultores da microrregião de Marechal Cândido Rondon estão aproveitando esta semana de tempo seco para intensificar a colheita da 2ª safra de milho, mais conhecida como “safrinha”.

 

Ao contrário de anos anteriores, quando nesse período a colheita do milho da safrinha estava em fase de conclusão, em 2020 os trabalhos estão em atraso e em poucas lavouras as colheitadeiras entraram em ação.

Ocorre que, a estiagem que castigou os municípios da microrregião de Marechal Cândido Rondon no momento mais seguro para o plantio, atrasou a colocação das sementes no solo.

Além disso, após a semeadura, o clima continuou desfavorável e, inclusive, alguns agricultores optaram em promover o replantio para evitar prejuízos ainda maiores em suas lavouras.

A seca castigou o perfeito desenvolvimento da cultura do milho, porém, não teria sido só isso que está resultando em menor produção: “o ataque da cigarrinha também foi considerável em algumas áreas”.

Segundo analistas de mercado, ainda é cedo para prestar informações detalhadas sobre produtividades, no entanto, a grande maioria das áreas colhidas ficou bem abaixo de 200 sacas por alqueire.

Com as condições climáticas atuais colaborando, os produtores rurais estão intensificando a colheita e as lavouras que recebem as colheitadeiras neste período já apresentam melhores desempenhos.

Também é possível constatar aumento no número de caminhões aguardando para serem descarregados, tanto em cooperativas como em cerealistas, o que aumenta também o ânimo no campo e na cidade.

Segundo o responsável pelo Setor de Compra e Venda de Grãos e Insumos da Agrícola Horizonte, Valdair Schons, apesar da redução em termos de produtividade, a qualidade do material é boa…

 

O funcionário da Agrícola Horizonte, de Marechal Cândido Rondon, destaca que a produtividade do milho da safrinha está variando bastante nas lavouras da microrregião de Marechal Cândido Rondon…

 

Questionado se a elevada cotação do milho, entre 40 e 41 reais, pode compensar eventuais prejuízos com a menor produtividade da safrinha, Valdair Schons acrescenta….