Governador Ratinho Jr deve reavaliar hoje decreto que fechou comércio

O governador Ratinho Júnior afirmou que o governo do Estado deve reavaliar hoje, sexta-feira, o decreto que determinou o fechamento do comércio e serviços essenciais de 141 municípios de 8 regiões por 14 dias.

Segundo ele, o prazo inicial do decreto termina na próxima terça-feira e até lá a Secretaria de Estado da Saúde deve decidir se prorroga a quarentena mais rigorosa, ou não.

Conforme Ratinho, o que define se continua ou não é a incidência de pessoas infectadas e o número de leitos de UTI.

Ao mencionar que o decreto tem surtido efeito, o governador afirmou que, com as novas medidas, o índice de isolamento social, que estava em cerca de 38% antes, chegou a mais de 40%.

Ao lembrar que o ideal seria acima de 50%, Ratinho Jr acrescentou que as medidas são duras, mas enquanto não tiver uma vacina que resolva o problema do vírus, o melhor caminho é o isolamento.

O governador afirmou ainda que a volta às aulas não deve acontecer tão cedo, ou seja, antes do mês de setembro.

Ratinho Jr defendeu também a proposta do governo de congelar os salários dos servidores públicos estaduais até dezembro de 2021.

Ele concluiu dizendo que uma lei federal já obriga os Estados a não darem nenhum tipo de reajuste para os servidores, pois em caso contrário não teriam direito a ajuda federal nesse momento de pandemia.