Conforme o 10º Levantamento de Grãos, divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento, a A produção brasileira de grãos deverá ser de 251 milhões e 400 mil toneladas na safra 2019/2020.
O desempenho recorde na agricultura deve-se, principalmente, às colheitas de soja e milho, responsáveis por cerca de 88% da produção. Os dados constam
Nesta safra, a Conab estima a maior colheita já registrada para a soja, com uma produção de quase 121 milhões de toneladas.
O bom resultado foi obtido, apesar dos problemas climáticos registrados principalmente no Rio Grande do Sul, com registro de produtividade média nacional maior que a da safra passada.
O reflexo da boa produção pode ser visto nas exportações do produto.
Nos primeiro semestre deste ano o país exportou 60 milhões e 300 mil toneladas do grão, aumento de 38% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A produção de milho também deve ser a maior já registrada, com expectativa que o Brasil tenha uma produção superior a 100 milhões de toneladas.
Já em relação as culturas de inverno, conforme o Superintendente de informações do agronegócio da Conab, Cleverton Santana, o destaque fica para o trigo que deverá ter aumento de área plantada..