Entre os municípios da região Oeste que foram atingidas por temporais ontem, quinta-feira, Marechal Cândido Rondon foi o que registrou as rajadas de ventos mais fortes no Paraná: 90 quilômetros por hora.
Marechal Rondon foi onde ventou mais forte
Segundo o Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná – em Ubiratã e Assis Chateaubriand foram registrados ventos de 74 quilômetros por hora, em Palotina 76,6 quilômetros por hora, em Cascavel 67,7 quilômetros por hora e em Toledo 58,7 quilômetros por hora.
Em Marechal Cândido Rondon, o temporal derrubou árvores e provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica em alguns pontos da cidade.
O maior estrago foi observado em um barracão que fica às margens da BR 163, em frente a Frigorífico de Suínos da Frimesa, entre o distrito de Novo Horizonte e a sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
Os fortes ventos arrancaram o telhado e as folhas de zinco foram arremessadas por vários metros, no entanto, sem o registro de pessoas feridas.
As chuvas e o vento fortes registrados na tarde desta quinta-feira também causaram transtornos e prejuízos em vários bairros e na área central de Toledo.
Foram registradas inúmeras quedas de árvores, alagamentos pontuais e destelhamentos de casas.
Alguns setores da administração pública também ficaram alagados como Unidades Básicas de Saúde, Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas.
Foram registradas na Ouvidoria 12 solicitações de quedas de árvores e galhos grandes, 09 alagamentos, e mais de 100 chamados na Guarda Municipal.
20 lonas foram retiradas nos bombeiros para atender destelhamento.
Também durante o temporal os moradores reclamaram da falta de energia: mais de 18 mil unidades consumidoras ficaram sem luz.
Nas rodovias que ligam Toledo a Palotina e a Assis Chateaubriand, os bombeiros retiraram ao menos cinco árvores que bloqueavam as vias.
O temporal também causou destelhamentos, queda de árvores, inundações e queda de energia em algumas áreas da cidade e distritos de Santa Helena.
A Defesa Civil e o corpo de Bombeiros estiveram em algumas áreas da cidade retirando árvores da estrada e verificando as casas que foram destelhadas.
Na PR 317, trecho São Clemente a São José das Palmeiras, próximo a Linha Codal, houve queda de árvores e da Rede de Alta Tensão, o que ocasionou dificuldades para o tráfego normal de veículos.
Em outras cidades da região também foram registrados transtornos e prejuízos, porém nenhuma pessoa se feriu.
Fonte dos vídeos: Internautas / WhatsApp