Estado do Paraná já registrou 117 mortes por gripe em 2019

Somente nos últimos dias foram registradas seis óbitos 

O número de mortes em decorrência da influenza atingiu 117 casos desde o começo do ano, 10,4% a mais que em mesmo período do ano passado, que registrou 106 óbitos.

O Informe confirma mais seis mortes nos últimos 15 dias, registradas em Francisco Beltrão, Curitiba, Foz do Iguaçu, Contenda, Londrina e Marmeleiro.

Dos novos óbitos confirmados, quatro são de pessoas com mais de 60 anos; um caso é de uma pessoa de 52 anos e outro de um paciente de 32.

De acordo com a secretaria estadual, a idade é um fator de risco para a gripe e as pessoas com mais de 60 anos devem ter cuidado redobrado – 53% dos casos ocorreram nesse público.

A segunda faixa etária com mais casos é a de 50 a 59 anos, representando 17,1% dos casos.

Segundo o chefe da Divisão de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Renato Lopes, os números reforçam a importância da prevenção da gripe.

Ele destaca que adotar as medidas preventivas e incorporá-las como hábitos diários ajuda na proteção contra a Influenza.

A Secretaria de Estado da Saúde orienta também que é necessário buscar atendimento médico, em caso de agravamento dos sintomas, para diagnóstico clínico e tratamento com o antiviral específico.

A pasta disponibiliza o medicamento nas unidades de saúde, mediante receita médica.