“Cuidar da saúde também é coisa de homem” esse foi o tema da campanha Agosto Azul deste ano.
Na última semana, de forma intensificada, diversas ações foram realizadas pela Secretaria de Saúde de Marechal Rondon.
De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Raquel Rech, a edição do Agosto Azul deste ano foi diferenciada.
“Devido a intensificação que realizamos das mais diversas formas para que chegasse aos homens a importância do cuidado da saúde, fizemos inúmeros atendimentos para a realização de exames e diversos outros procedimentos. O saldo destas ações foi bastante positivos”, destaca.
Foram feitos 600 atendimentos de verificação da pressão arterial e glicemia, além de 2.192 exames de testes rápidos (HIV, Hepatite B e C e Sífilis) e 534 exames para triagem de câncer de próstata.
“Além dos atendimentos, os trabalhos do Agosto Azul serviram também para conscientizar os homens da importância do cuidado com a saúde, como também, deles saberem que ofertamos o ano todo nas unidades de saúde inúmeros procedimentos, que evitarão problemas futuros ou até mesmo, na resolução de algum problema de saúde que for constatado”, salientou a Secretaria de Saúde, Marciane Specht.
Desde 2012, o mês de agosto no estado do Paraná é denominado “Agosto Azul” em referência à campanha realizada neste mês entre entidades públicas e privadas para conscientização e adoção de medidas voltadas à saúde do homem, uma versão do bem-sucedido “Outubro Rosa”, dedicado à prevenção do câncer de mama.