Quatro indígenas são baleados em Guaíra

Entre as vítimas estão duas crianças

Os conflitos entre proprietários rurais e indígenas teve novo episótio nesta sexta-feira (03) em uma aldeia localizada na região do Bairro Eletrosul, em Guaíra.

Ocorreram disparos de armas de fogo e quatro indígenas foram baleados.

Uma adolescente de 14 anos e uma criança de 7 anos, foram atingidos na coxa e na panturrilha.

Um jovem, de 28 anos, sofreu um disparo na mandíbula, com fratura exposta.

O quarto envolvido, também jovem, de 25 anos, está em estado mais grave, atingido por disparos no tórax e punho direito.

As vítimas foram encaminhadas para a UPA de Guaíra para receberem atendimento médico, e em seguida foram transferidos para Toledo.

Dois dos feridos estão em estado grave.

Equipes da Força Nacional, Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Federal estiveram no local.

Os Avá Guarani fazem parte da aldeia Yvi Okaju (Yhovy).

Lideranças indígenas afirmam que os conflitos se intensificaram nos últimos dias e que foram cinco ataques seguidos contra a aldeia.

Nota da Polícia Federal

Guaíra/PR – Na data de ontem, 03/01/2025, por volta das 21 horas, foram realizados disparos em direção à comunidade indígena instalada próximo ao bairro Eletrosul.

Forças de segurança pública federais, estaduais e municipais estiveram no local a fim de evitar a ocorrência de novos episódios de violência.

Com relação aos feridos, constatou-se que, até o presente momento, quatro indígenas foram alvejados e necessitaram de atendimento hospitalar.

A Polícia Federal iniciou investigações para apurar a autoria e responsabilidade criminal dos envolvidos e, nesta manhã, (04), Peritos Criminais Federais realizaram perícia no local do conflito.