IBGE realiza pesquisa de orçamento familiar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, em novembro do ano passado, mais uma edição da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) em nível nacional. Esta é a 7ª edição da pesquisa, que teve início em 1974 sob o nome de Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF) e é considerada a mais abrangente investigação sobre a relação entre orçamento e consumo das famílias brasileiras.

No Brasil, mais de 100 mil domicílios serão visitados, abrangendo mais de 2 mil municípios em todas as regiões do país. Entre os temas analisados na POF, destacam-se: a composição do orçamento doméstico, condições de vida familiar, estrutura das despesas individuais e familiares, perfil nutricional, acesso a serviços financeiros e percepções sobre qualidade de vida. Também são pesquisados os gastos com alimentação dentro e fora de casa, educação, transporte (passagens de ônibus e combustíveis), plataformas de streaming, serviços de saúde e medicamentos, despesas com pets, entre outros.

Nesta edição, de forma inédita, serão investigados os gastos com jogos e apostas, incluindo as BETs. Além disso, no Paraná, a pesquisa contará com um módulo específico sobre o uso do tempo pela população.

No estado, cerca de 5 mil domicílios serão visitados em 153 municípios, tanto na zona urbana quanto na rural. Já na jurisdição do IBGE de Toledo, que engloba 17 municípios, incluindo Marechal Cândido Rondon, a coleta de dados terá início em fevereiro.

Caso os moradores tenham dúvidas, podem entrar em contato com a agência do IBGE de Toledo pelo telefone/WhatsApp: (45) 99941-1500, e falar com Cristina Sakata, chefe da unidade.

Fonte: Assessoria