Caixão do papa Francisco é fechado na Basílica de São Pedro, no Vaticano

Aproximadamente 250 mil fiéis puderam se despedir do pontífice

Após três dias, o velório do papa Francisco foi encerrado às 14h de Brasília desta sexta-feira (25), horário de Brasília.

O corpo de Francisco começou a ser velado na Basílica de São Pedro na última quarta-feira (23). Segundo informações divulgadas pelo Vaticano, aproximadamente 250 mil pessoas se despediram e prestaram homenagem ao pontífice durante o período.

O funeral do Papa está marcado para o próximo sábado (26), às 10h (horário local), na Praça de São Pedro. Líderes mundiais são aguardados para a cerimônia.

Francisco pediu para ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore. Ele se tornará o primeiro papa em cerca de um século a ser enterrado fora do Vaticano.

O pontífice sempre demonstrou afeto pelo local, por onde passava após internações e ao retornar de viagens. No testamento, ele ainda pede que o sepulcro seja simples, sem ornamentos especiais, e com uma única palavra: ‘Franciscus’.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos na segunda-feira (21). Ele foi o primeiro papa latino-americano da história e foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

As causas da morte também foram divulgadas: um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível.

Semanas antes da morte, o pontífice havia ficado internado por quase 40 dias devido a uma pneumonia bilateral.