Bombeiro cabo Daronch, delegado Rodrigo e escrivão Ataliba foram condecorados
A sessão de ontem (12) da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon foi marcada por ato solene de entrega de comendas a personalidades que se destacaram na atuação pela segurança e bem-estar da população. Com a presença do vice-prefeito Vanderlei Sauer (Soldado Sauer), foram homenageados o delegado Rodrigo Baptista Santos, o escrivão aposentado Ataliba Pires de Campos Filho e o bombeiro militar cabo Rafael Eduardo Daronch.
Delegado Rodrigo
Ao delegado Rodrigo Baptista Santos, hoje atuando em Toledo (PR), foi conferida a “Medalha de Honra ao Mérito do Município”, em razão dos serviços prestados à frente da 47ª Delegacia da Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon.
Os autores da homenagem foram os vereadores Cristiano Metzner (Suko) e Juliano Oliveira.
Durante quatro anos no cargo, entre 2019 e 2023, o delegado Rodrigo comandou investigações fundamentais para a segurança pública, elucidou crimes de grande repercussão, combateu delitos de fronteira e reduziu o número de inquéritos em aberto na cidade.
Sua atuação em casos que movimentaram a sociedade, como o desaparecimento da empresária Edna Storari, foi amplamente reconhecida, fortalecendo a sensação de segurança entre os cidadãos rondonenses.
O delegado Rodrigo, em seu discurso, lembrou de sua trajetória marcada por desafios na Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon, sendo uma de suas principais conquistas, além dos resultados no combate ao crime, a nova sede da unidade. Agradeceu à equipe de policiais que atuou com ele no município e também à toda Comarca rondonense. “Marcaram a minha vida”, afirmou.
Escrivão Ataliba
Ao escrivão Ataliba Pires de Campos Filho foi entregue também a “Medalha de Honra ao Mérito do Município”, homenagem de autoria do vereador Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton).
Ataliba é reconhecido por sua trajetória exemplar na Polícia Civil desde 1978, especialmente no município de Marechal Cândido Rondon, onde construiu uma carreira pautada no profissionalismo e na dedicação.
Além de sua atuação na área da segurança pública, Ataliba se destacou no setor cultural, comandando por mais de 20 anos o programa “Noite da Seresta”, na Rádio Educadora. Atualmente aposentado, ele segue participando ativamente da vida comunitária, mantendo sua paixão pela música, pelo esporte e pela convivência social.
Emocionado, Ataliba agradeceu a homenagem. Disse que passou por muitos momentos marcantes na sua carreira como policial. Mas, entre elas destacou o trabalho durante o sequestro ocorrido em Marechal Cândido Rondon, em 1995, que teve repercussão nacional.
“Eu cuidei da Delegacia e fiquei uma semana sem dormir, com sistema nervoso abalado. Foi terrível. Ficou marcado no coração e na alma”, disse, ressaltando o resultado final positivo com os reféns libertados.
Cabo Daronch
Já o bombeiro militar cabo Rafael Eduardo Daronch recebeu certificado de Menção Honrosa, proposto pelo vereador presidente Valdir Sachser (Valdirzinho).
A comenda foi motivada por ato de bravura do bombeiro durante o incêndio no Paço Municipal Arlindo Alberto Lamb, na noite de 11 de julho de 2024. Mesmo fora de serviço, o cabo Daronch identificou as chamas no quarto andar do prédio e agiu prontamente, acionando a equipe do Corpo de Bombeiros e tomando medidas emergenciais para conter o avanço do fogo.
Com um celular como única fonte de luz, ele subiu até o local, quebrou vidros para direcionar as chamas para fora e removeu itens incandescentes, minimizando danos até a chegada dos profissionais de combate ao incêndio. A ação foi decisiva para evitar perdas maiores ao patrimônio público.
Em sua manifestação, o cabo Daronch compartilhou a homenagem com a equipe de bombeiros que atua em Marechal Cândido Rondon. “Nós temos as nossas lutas e nosso dever a cumprir e os senhores sempre o fazem com excelência. Fica a minha admiração aos senhores e à toda a comunidade”, concluiu.