O secretário de Planejamento de Marechal Cândido Rondon, Anderson Bento Maria, acompanhado de equipe da pasta e do secretário de Mobilidade, Marcos Carlton Hennig, apresentou aos vereadores, na manhã de ontem (14), o pré-projeto da primeira etapa de revitalização da Avenida Maripá, que contempla trecho de 1.300 metros entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Ceará.

A obra, cujo custo está estimado em cerca de R$ 12 milhões, será custeada com recursos dos governos municipal e estadual.

Os investimentos contemplam: recape asfáltico, acessibilidade, padronização do calçamento, ciclovia e pista de caminhada no canteiro central, semáforos, arborização, redes de água e esgoto, galeria pluvial, sistema de iluminação pública, além de equipamentos como lixeiras, bicicletários, bancos e pontos de ônibus, entre outros.

“A remodelação vai deixar a cidade mais organizada, bonita e segura. É um projeto diferenciado, que vai chamar a atenção na região Oeste”, garantiu Anderson Bento Maria.

A apresentação do pré-projeto – que é desenvolvido em consonância com o novo plano municipal de mobilidade – foi solicitada pelo Poder Legislativo ao secretário de Planejamento. Foi uma oportunidade para os vereadores fazerem questionamentos e sugestões.

Após as explicações, eles manifestaram-se positivamente à remodelação nos moldes propostos pela administração municipal.

O secretário de Planejamento informa que todo o projeto de revitalização da Avenida Maripá será apresentado e discutido com a população em audiência pública.

Trânsito

Uma mudança prevista é o fechamento de cruzamentos da Avenida Maripá com as Ruas Santa Catarina, Rio de Janeiro, Sergipe e Rio Grande do Norte. Os retornos no meio das quadras também serão retirados.

O estacionamento oblíquo no canteiro central não deverá mais existir. Os veículos ficarão estacionados de forma paralela ao meio-fio, ao lado das calçadas laterais. Já no canteiro central serão construídas a ciclovia e a pista de caminhada.

Além do semáforo no cruzamento da Avenida Maripá com a Rua Ceará, que será mantido, outras três sinaleiras serão instaladas nas esquinas com as Ruas Paraná, Espírito Santo e Pernambuco. Os semáforos funcionarão de modo sincronizado.

Comércio

Conforme Anderson Bento Maria, além de maior segurança e melhor fluxo no trânsito, aliado ao embelezamento da área central de Marechal Cândido Rondon, a remodelação também deverá impulsionar o comércio, inclusive incentivando os empresários a investirem na remodelação das fachadas das empresas, tornando-as mais atrativas aos consumidores.

“Teremos uma cidade mais organizada e bonita”, prevê o secretário.

A estimativa é de que a obra seja licitada até o final deste ano.