Operação da PF mira lavagem de dinheiro e sonegação fiscal ligada a criminosos foragidos da fronteira

Fotos: Policia Federal.

Mandado foi cumprido em Cascavel e resultou na prisão de um dos maiores contrabandistas da região de Guaíra

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (18), a Operação Silverado, com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal ligado a indivíduos condenados pela Justiça brasileira e atualmente foragidos em países vizinhos da fronteira.

A investigação aponta que o grupo utilizava diferentes estratégias para ocultar a origem ilícita dos valores, incluindo a criação de empresas de fachada, simulações de negócios e a movimentação de mercadorias e veículos com recursos de origem criminosa. Em alguns casos, também eram utilizadas empresas reais financiadas com dinheiro ilícito, em um complexo esquema para dificultar o rastreamento dos valores.

As diligências realizadas nesta fase da operação foram fundamentadas por análises detalhadas das movimentações financeiras, fiscais e patrimoniais dos envolvidos. Essas informações revelaram o uso e a ostentação de bens incompatíveis com a renda declarada.

A ação de hoje teve como foco a recuperação de ativos financeiros e a reparação dos danos causados, tanto por meio da indenização às vítimas quanto pela devolução dos valores ao Estado.

Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca, apreensão e sequestro em Cascavel, autorizado pela 1ª Vara Federal de Guaíra. A ação também resultou na prisão de um dos principais nomes do contrabando na região de Guaíra, que estava foragido da Justiça brasileira há mais de uma década.

A Polícia Federal continua com as investigações para aprofundar a identificação dos envolvidos e a extensão do esquema.

Fotos: Policia Federal.
Fotos: Policia Federal.
Fotos: Policia Federal.
Fotos: Policia Federal.
Fotos: Policia Federal.