A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (24) a “Operação Blindagem de Papel”, com foco em desarticular uma organização criminosa que atuava nas regiões de Toledo e Cascavel. O grupo é investigado por envolvimento em contrabando de cigarros, descaminho de vinhos, estelionatos contra seguradoras e lavagem de capitais.
As apurações identificaram movimentações financeiras de alto valor, incompatíveis com a renda e o patrimônio declarados pelos investigados. Também foi constatada a utilização de “laranjas” para ocultar bens como imóveis e veículos, em uma tentativa de blindagem patrimonial.
Nesta fase, a Justiça Federal autorizou o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de valores, sequestro de imóveis e indisponibilidade de veículos vinculados aos investigados.
O nome da operação faz referência ao método utilizado pelos envolvidos para tentar mascarar o patrimônio ilícito por meio de registros em nome de terceiros, prática considerada ineficaz e que pode resultar em responsabilização criminal ainda mais severa.
Ainda não há confirmação oficial sobre os bairros de Toledo em que os mandados foram cumpridos.
