A Polícia Federal de Guaíra, com apoio da Força Nacional, deflagrou neste sábado, 24 de janeiro de 2026, a Operação Voz Guarani.
A deflagração da operação policial visa cumprir três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Guaíra.
A investigação tem andamento na Delegacia de Polícia Federal em Guaíra e os trabalhos policiais decorrem de investigação que apura o assassinato de um indígena, ocorrido em 12 de julho de 2025.
A Polícia Federal realizou diversas medidas investigativas, seguindo com diligências a fim de identificar os autores dos fatos e responsáveis pelo homicídio.
Os mandados foram cumpridos em três imóveis situados no interior de aldeias indígenas da região, sendo buscados elementos probatórios que colaborem para a identificação dos autores do citado crime. Foram feitas apreensões de materiais que serão agora analisados pela PF.
Durante os trabalhos, houve atuação para a preservação de direitos das comunidades indígenas.
Atuando ainda a Polícia Federal e a Força Nacional na região, de forma permanente, a fim de prevenir a ocorrência de crimes em desfavor das comunidades indígenas.
Ademais, a Polícia Federal está disponível para receber denúncias, inclusive anônimas, sobre crimes na região, através dos canais de comunicação disponíveis à população.
