Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, dia 12, o prefeito Adriano Backes e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Marechal Cândido Rondon, Fernando Aloisio Hubner, definiram os índices de reajuste dos salários dos servidores municipais rondonenses para 2026.
Com o objetivo de valorizar o funcionalismo público, a proposta de aumento do vale-alimentação é de 18,42%, passando dos atuais R$ 760,00 para R$ 900,00.
A proposição foi acatada pela municipalidade, atendendo à reivindicação apresentada pelo Sindicato.
Já o reajuste salarial será de 5,5%, com um ganho real de 1,6% acima do INPC – Índice Nacional de Preço ao Consumidor – de 2025, que foi de 3,9%.
O prefeito Adriano Backes destacou que os reajustes foram amplamente analisados, levando em consideração os índices econômicos e o atual comprometimento da folha de pagamento, entre outros fatores.
A proposta de reajuste segue agora para a Câmara de Vereadores, onde será analisada e votada.
Caso seja aprovada ainda neste mês, o reajuste entrará em vigor a partir de 1º de fevereiro.
Ainda durante o encontro, o presidente do Sindicato solicitou informações sobre a revisão do Plano de Cargos e Salários do quadro geral, sendo informado de que as sugestões propostas pela comissão estão sendo analisadas pelo executivo municipal.