Conectado com

Geral

Barroso assume TSE, defende papel da imprensa e pede cidadãos armados com educação

O Paraná

Os ministros Luis Roberto Barroso e e Luiz Edson Fachin tomaram possem ontem como presidente e vice-presidente, respectivamente, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A nova gestão comandará o tribunal até fevereiro de 2022, quando se encerrará o segundo biênio do ministro Barroso como membro da Corte Eleitoral.

Barroso substitui a ministra Rosa Weber, que encerra o segundo mandato como ministra titular.

Alexandre de Moraes ocupa a terceira vaga destinada ao STF.

As próximas eleições municipais serão conduzidas por Barroso, que também cará responsável pelos preparativos das próximas eleições gerais.

Barroso apresentou as pautas que devem fundamentar seu mandato à frente do TSE no próximo biênio.

De acordo com ele, a agenda da gestão terá três pilares: a campanha pelo voto consciente, a batalha pela atração de jovens para a política e a luta pelo empoderamento feminino e mais espaço às mulheres nas gestões públicas.

Imprensa oficial.

Para o presidente, também será fundamental seguir o trabalho realizado pela ministra Rosa Weber no combate à desinformação e às notícias falsas: “São terroristas virtuais. A Justiça Eleitoral deve enfrentar esses desvios. Os principais atores contra fake news serão as próprias mídias digitais, a imprensa profissional e a população. É preciso neutralizar a atuação de robôs para combater o abuso. Imprensa profissional que é capaz separar fato de opinião. As empresas de verificação de fatos que têm papel decisivo no jogo democrático. Vamos precisar de um resgate da boa-fé, não fazer ao outro o que não gostaríamos que fizessem conosco”, declarou.

O ministro reiterou a importância de uma reforma no sistema eleitoral e apontou três temas de urgência para futuro pós-pandêmico. Em sua visão, será necessário olhar para a integridade, derrotar a pobreza extrema e enfrentar o racismo estrutural e, por fim, deixar de lado compadrio, derrotando a predileção pelos medíocres.

Em sua fala, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu que as casas transcorressem as eleições deste ano normalmente, ainda que saiba que cada dia há um “quadro novo”, as reiterou que o Ministério Público estará “ombreado” ao TSE na defesa do estado democrático de direito e que são tempos que carecem de sensatez.

Já Barroso armou que o TSE estará em interlocução direta com o Congresso para avaliar a situação: “Estamos alinhados em torno de premissas. As eleições somente serão adiadas se não puderem ser realizadas”.

De modo geral, todos que discursaram reforçaram a importância da guarda da democracia do País.

Integrante também do STF (Supremo Tribunal Federal), Barroso disse que a Corte pode, sim, ser criticada, mas isso não pode justicar “o ataque destrutivo às instituições, a pretexto de salvá-las, depurá-las ou expurgá-las”, o que já provocou “duas longas ditaduras” na história do país.

Barroso também criticou as deciências no ensino brasileiro, dizendo que é preciso “armar o povo com educação, cultura e ciência”. E elogiou mulheres líderes de governos estrangeiros que tomaram medidas restritivas para frear a epidemia de covid-19, caminho oposto ao defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, que acompanhou a cerimônia de posse por videoconferência.

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Marechal Rondon é contemplado com os selos ouro e plus no programa O Esporte Que Queremos

Com o objetivo de incentivar as políticas do esporte, a partir da realização de investimentos, a administração municipal tem gerado oportunidades aos rondonenses e colhido bons frutos. Um exemplo foi vivenciado na segunda-feira (06), quando o município de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, foi contemplado com os selos ouro e plus, no âmbito do programa “O Esporte Que Queremos”.

O chefe da pasta, Diogo Schneider, esteve presente ao evento realizado em Curitiba. Conforme ele, o selo ouro se refere à conclusão da etapa do CMEL (Conselho Municipal de Esporte e Lazer). Já o selo plus se deve à implantação do Fundo Municipal de Esporte.

Aproximadamente 50 municípios do Paraná são atendidos pelas fases do programa, que abrangem os selos plus, ouro, prata e bronze. A iniciativa é do governo do estado, por meio da Secretaria Estadual do Esporte. No caso de Marechal Rondon, o município está habilitado a acessar fundos de políticas de fomento ao esporte nos níveis estadual e federal.

Encontro de gestores

Com mais de 450 participantes, a 9ª edição do Encontro de Gestores do Esporte do Paraná está repleta de debates, palestras e novidades para contribuir com o desenvolvimento esportivo nos municípios. Na abertura do evento, foi assinado um termo de compromisso para a rede de paradesporto.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Confirmados os shows da Expo Rondon 2024.

Foram publicados nesta terça-feira (07) no Diario Oficial de Marechal Rondon, a contratação dos shows que animarão a festa do município neste ano de 2024.

Para o primeiro dia de Expo Rondon, 24 de julho, uma quarta-feira, foi confirmado show com a banda Jota Quest.

Para o dia 25 de julho, quinta-feira, o show nacional será com a dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano.

No dia 26, sexta-feira, o show será com a dupla sertaneja César Menotti & Fabiano.

Já no domingo, dia 28 de julho haverá show gospel com a banda Rosa de Saron.

O coordenador da CCO da Expo Rondon, Anderson Loffi, fala sobre os shows

 

Continue Lendo

Geral

Comudi realiza ciclo de palestras sobre a valorização da pessoa idosa

Com a finalidade de transmitir maior conhecimento aos jovens, o Comudi (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa) tem realizado um ciclo de palestras com abordagem do tema “Valorização da Pessoa Idosa”.

A rodada foi iniciada segunda-feira (06), voltada aos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Marechal Cândido Rondon.

Na quarta-feira (08), a palestra ocorrerá às 9h30, no Colégio Estadual Paulo Freire, no bairro Alvorada. Já na sexta-feira (10), às 10h30, os estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Cívico-Militar Frentino Sackser conhecerão mais sobre o assunto. As palestras são ministradas pelo empresário Leodir Pasetti.

A iniciativa, do Comudi e da Secretaria Municipal de Assistência Social, prossegue até o mês de junho.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas estudando e texto que diz "# 3R B0 COLEGIOESTADUAL MDONITEROLOBATO IONTEIRO COLEGIO ESTADUA"

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.