Conectado com

Geral

Adapar alerta para uso de produtos veterinários em seres humanos

Adapar

A Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná expediu alerta relacionado ao uso de produtos veterinários em seres humanos.

Com o advento da pandemia de Covid-19, estudiosos e cientistas do mundo todo ampliaram pesquisas sobre o tema e formas de cura e prevenção.

De acordo com a Adapar, recentemente foram veiculadas várias “fake news” sobre o assunto, com intuitos diversos e estas notícias enganosas trazem um desserviço aos órgãos de saúde e podem causar graves prejuízos à população.

Um exemplo recente é sobre o uso de ivermectina na cura da doença.

Após estudo australiano que evidenciou eficácia in vitro do princípio ativo como antiviral, foram veiculados vídeos sobre suposto uso promissor do fármaco como adjuvante na cura do Covid-19, porém, ainda não há evidência científica de eficácia semelhante em organismos vivos.

A ivermectina é um conhecido antiparasitário, que tem formulações para animais domésticos e para humanos.

Os produtos farmacêuticos de uso veterinário são registrados, testados e aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, e são específicos para as espécies de animais aprovadas no registro do produto, diferentemente dos medicamentos para uso humano que são registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que foram testados e aprovados para uso específico em humanos.

A Adapar alerta, não há comprovação científica que ateste a segurança e eficácia de uso de medicamentos veterinários em seres humanos.

As doses, concentração do princípio ativo, tempo de tratamento, vias de administração e veículo são formuladas de acordo com cada espécie, podendo acarretar em reações adversas severas decorrente do uso incorreto.

Os medicamentos de uso veterinário devem ter seu uso exclusivo em animais e apenas na espécie-alvo recomendada, sob a orientação e prescrição de um profissional médico veterinário.

Todo tratamento deve ser conduzido e acompanhado pelo profissional de saúde que o prescreveu, sendo que o uso extra-bula, para qualquer finalidade diferente da aprovada no registro do produto, ou a auto medicação podem ter consequências graves e são desaconselhados.

Ao se comprovar o uso indevido de produto, pelo adquirente ou usuário, contrariando as recomendações para seu emprego contidas na rotulagem ou na prescrição do médico veterinário, sujeita-se o adquirente ou o usuário às cominações do Código Penal.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Relatório final do Plano Municipal de Saneamento Básico será apresentado neste mês

A comunidade rondonense está convidada a participar de audiência pública programada para o dia 28 de maio (terça-feira), tendo como proposta a apresentação e discussão do relatório final que versa sobre a atualização do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico).

A sessão está agendada para as 17h15, no auditório da prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

O objetivo com o plano municipal é promover a universalização dos serviços públicos de saneamento básico em âmbito local. Para tanto, na audiência pública do mês de abril foram estabelecidas metas e ações programadas e que devem ser executadas em um período de 20 anos.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Festa do Matambre de Bom Jardim quebra recorde de público

Recorde de publico foi registrado ontem, na Festa Do Matambre Recheado de Bom Jardim, Marechal Cândido Rondon, conforme anuncia o presidente da festa, Guido Herpich….

 

Continue Lendo

Geral

IPTU e Alvará com desconto de 8% devem ser pagos até sexta-feira

A data também é o limite para pagar a primeira parcela, os contribuintes que optarem pelo parcelamento

 

A Secretaria de Fazenda de Marechal Cândido Rondon lembra aos contribuintes que quiserem aproveitar o desconto de 8% para pagamento à vista em cota única, do IPTU e Alvará, que deverão fazê-lo até sexta-feira (10).

A data também é limite para o pagamento da primeira parcela para os contribuintes que optarem pelo fracionamento em seis vezes para o IPTU e quatro vezes para a taxa de coleta de lixo e alvará, porém sem direito a descontos.

Os carnês estão sendo entregues pelos Correios no centro e nos bairros. Já para os distritos, os contribuintes poderão retirá-los nos pontos de costume.

Devido às alterações do CEPs no âmbito do município, o secretário municipal de Fazenda, Carmelo Daronch, salienta aos contribuintes a necessidade de manter os seus endereços atualizados, possibilitando a efetiva entrega dos carnês.

Em caso de não recebimento dos carnês, os contribuintes poderão se dirigir aos Correios e aos pontos de costume para a retirada.

As guias de pagamento também podem ser retiradas pela internet, no site https://marechalcandidorondon.atende.net/.

O setor de Tributação da prefeitura também está à disposição para orientações. As guias também podem ser requeridas pelo WhatsApp 45 3284-8832 ou 45 3284-8807.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.