Conectado com

Geral

Itaipu prepara plano de investimentos para após 2023

Estudos serão discutidos nos debates em torno da revisão do Anexo C

Em 2023, quando estará quitada a dívida contraída para a construção da usina, nos anos 1970 , a Itaipu Binacional terá a disposição cerca de 2 bilhões de dólares por ano, liberados em seu orçamento .

No lado brasileiro, que herdará metade do montante , mais de 5 bilhões de reais ao ano, Itaipu estuda a possibilidade de dar apoio financeiro para a construção de outras hidrelétricas pelo país.

De acordo com o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, um dos projetos que já está no radar seria realizado em Rondônia, próximo à cidade de Guajará-Mirim, onde seriam construídas duas usinas no rio Mamoré, na fronteira com a Bolívia.

A Eletrobras e a Empresa Nacional de Electricidad, a estatal boliviana, junto com o Banco de Desenvolvimento da América Latina, já contrataram o inventário hidrelétrico da bacia do Rio Madeira, na qual as novas usinas serão localizadas.

Os estudos envolvem o aproveitamento da energia dos rios Madeira, Abunã, Beni, Mamoré e seus afluentes.

O trabalho está sendo executado por uma empresa contratada, vencedora de uma licitação internacional.

O site do inventário apontava o mês de setembro de 2019 como prazo para o término dos estudos, porém ainda estão em andamento e devem ser finalizados agora em 2020.

Em função da pandemia do coronavírus, as equipes de campo suspenderam, temporariamente, os contatos com as populações locais e as reuniões presenciais nas áreas de estudo.

Além da viabilidade técnica, o projeto também deve levar em conta os impactos ambientais e sociais da construção de mais uma hidrelétrica na região.

Outras duas usinas já existem próximas a Guajará-Mirim: Santo Antônio e Jirau.

De acordo com o general Silva e Luna, a possibilidade de Itaipu entrar com os recursos financeiros neste e em outros projetos é um dos cenários que está sendo avaliado para a revisão do tratado entre Brasil e Paraguai.

Com a quitação da dívida, Brasil e Paraguai vão revisar o anexo C do tratado , que diz respeito às regras de comercialização de energia.

Para definir como será o novo arranjo de comercialização da energia de Itaipu, os dois países já estão realizando estudos em grupos criados especificamente para isso.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Marechal Rondon é contemplado com os selos ouro e plus no programa O Esporte Que Queremos

Com o objetivo de incentivar as políticas do esporte, a partir da realização de investimentos, a administração municipal tem gerado oportunidades aos rondonenses e colhido bons frutos. Um exemplo foi vivenciado na segunda-feira (06), quando o município de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, foi contemplado com os selos ouro e plus, no âmbito do programa “O Esporte Que Queremos”.

O chefe da pasta, Diogo Schneider, esteve presente ao evento realizado em Curitiba. Conforme ele, o selo ouro se refere à conclusão da etapa do CMEL (Conselho Municipal de Esporte e Lazer). Já o selo plus se deve à implantação do Fundo Municipal de Esporte.

Aproximadamente 50 municípios do Paraná são atendidos pelas fases do programa, que abrangem os selos plus, ouro, prata e bronze. A iniciativa é do governo do estado, por meio da Secretaria Estadual do Esporte. No caso de Marechal Rondon, o município está habilitado a acessar fundos de políticas de fomento ao esporte nos níveis estadual e federal.

Encontro de gestores

Com mais de 450 participantes, a 9ª edição do Encontro de Gestores do Esporte do Paraná está repleta de debates, palestras e novidades para contribuir com o desenvolvimento esportivo nos municípios. Na abertura do evento, foi assinado um termo de compromisso para a rede de paradesporto.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Confirmados os shows da Expo Rondon 2024.

Foram publicados nesta terça-feira (07) no Diario Oficial de Marechal Rondon, a contratação dos shows que animarão a festa do município neste ano de 2024.

Para o primeiro dia de Expo Rondon, 24 de julho, uma quarta-feira, foi confirmado show com a banda Jota Quest.

Para o dia 25 de julho, quinta-feira, o show nacional será com a dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano.

No dia 26, sexta-feira, o show será com a dupla sertaneja César Menotti & Fabiano.

Já no domingo, dia 28 de julho haverá show gospel com a banda Rosa de Saron.

O coordenador da CCO da Expo Rondon, Anderson Loffi, fala sobre os shows

 

Continue Lendo

Geral

Comudi realiza ciclo de palestras sobre a valorização da pessoa idosa

Com a finalidade de transmitir maior conhecimento aos jovens, o Comudi (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa) tem realizado um ciclo de palestras com abordagem do tema “Valorização da Pessoa Idosa”.

A rodada foi iniciada segunda-feira (06), voltada aos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Marechal Cândido Rondon.

Na quarta-feira (08), a palestra ocorrerá às 9h30, no Colégio Estadual Paulo Freire, no bairro Alvorada. Já na sexta-feira (10), às 10h30, os estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Cívico-Militar Frentino Sackser conhecerão mais sobre o assunto. As palestras são ministradas pelo empresário Leodir Pasetti.

A iniciativa, do Comudi e da Secretaria Municipal de Assistência Social, prossegue até o mês de junho.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas estudando e texto que diz "# 3R B0 COLEGIOESTADUAL MDONITEROLOBATO IONTEIRO COLEGIO ESTADUA"

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.