Conectado com

Geral

Leandre debate o Marco Legal da Primeira Infância com professores e estudantes da Unioeste

 O evento foi organizado pela UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon, em parceria com o NEDDIJ e com o Universidade da Criança.

Nesta quinta-feira (08), a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), participou do evento “Primeira Infância: vulnerabilidades e políticas públicas”, organizado pela UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon.

O evento foi transmitido pela internet e contou com a participação de professores e alunos da UNIOESTE e de outras Instituições de Ensino Superior, integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, bem como de estudiosos e especialistas na área da Primeira Infância.

De acordo com a professora Carla Liliane Waldow Esquivel, o objetivo do evento foi realizar um debate amplo sobre a primeira infância, conscientizando o público-alvo a respeito da sua fundamentabilidade na formação integral do indivíduo para a prevenção de vulnerabilidades sociais e da importância da implementação de um plano municipal para a primeira infância com base no seu Marco Legal (Lei Federal nº 13.257/2016).

Durante o encontro, foram apresentadas conferências a respeito Primeira Infância: vulnerabilidades e políticas públicas, sendo assistidas, pela internet, por mais de 100 pessoas, representando vários municípios e estados do país, demonstrando a relevância da temática.

“O Marco Legal da Primeira Infância foi um divisor de águas, porque é a primeira lei que traz princípios e diretrizes para formulação de políticas públicas. Traz um norte específico para todos aqueles que trabalham em defesa da primeira infância. Para que a gente possa fazer no País, mais do que propostas de políticas de governo, políticas de Estado, que tenham continuidade”, afirmou a deputada Leandre.

A transmissão on-line teve três palestrantes: a deputada Leandre, presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, Vital Didonet, mestre em Educação pela UnB. Formulador dos relatórios que deram origem ao Marco Legal da Primeira Infância no Brasil. E Dra. Ivânia Ghesti, gerente de Projetos do Pacto Nacional pela Primeira infância, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O evento contou com a presença do professor Davi Félix Schreiner, Doutor em História Social pela USP e Diretor Geral da Unioeste Campus de Marechal Cândido Rondon, e das professoras Silvia Mattei, coordenadora do NEDDIJ – área jurídica e Carla Liliane Waldow Esquivel, coordenadora do NEDDIJ – área pedagógica.

O diretor Geral do Campus, Professor Dr. Davi Félix Schreiner, um dos idealizadores do evento, afirmou que o debate foi de uma riqueza ímpar, porque contou com a presença de estudiosos da área e pesquisadores. “Tivemos a participação de pessoas e entidades de diferentes estados do Brasil, o que nos deixou muito satisfeitos, porque o seminário teve um alcance além do esperado”, disse.

“Não posso deixar de agradecer e parabenizar a deputada Leandre pela sua atuação na Câmara dos Deputados, e agradecer imensamente o trabalho que ela tem realizado junto às universidades, em especial à Unioeste. E o apoio que tem dado para que nós possamos continuar o trabalho voltado para a primeira infância”, completou Dr. Davi.

Leandre também relatou que a Frente Parlamentar trabalha, neste período de eleições municipais, para trazer à agenda política a responsabilidade de inserir a temática da Primeira Infância dentro dos planos de governo dos futuros prefeitos.

“Eu percorri vários municípios paranaenses levando o compromisso para os candidatos. Um compromisso com a primeira infância. E as deputadas que são coordenadoras regionais da Frente, também estão fazendo o mesmo trabalho por todo o Brasil”, completou.

Vital Didonet falou sobre a importância da confecção dos Planos Municipais da Primeira Infância e enalteceu o trabalho da deputada Leandre.

“Leandre é líder local, estadual. E nos últimos anos vem despontando como líder nacional da primeira infância. Nas ideias, e sobretudo na competência para fazer com que o tema da primeira infância seja inserido no debate político”, afirmou.

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Coresul Tintas/AACC recebe Nova Santa Rosa/Frigorosa pelo Troféu Difusora

Nesta quinta-feira, Guaíra venceu São José das Palmeiras

 

 

 

 

Continue Lendo

Geral

Depósito de galhos e entulhos no setor 2 deve ser feito até o dia 19

Cronograma de recolha passou por ajustes

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável de Marechal Cândido Rondon é a responsável pela organização da recolha de galhos e entulhos na sede do município. O cronograma é dividido em seis setores. Uma equipe atua diariamente na recolha de materiais inservíveis na sede, com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Em virtude dos vários arrastões contra o mosquito da dengue, na sede e no interior, houve a necessidade de realizar alguns ajustes no roteiro estabelecido no início do ano. Isso ocorreu especialmente nas áreas onde o índice de infestação pelo mosquito era maior, o que demandou várias semanas de trabalho da equipe.

Como consequência, o recolhimento está sendo finalizado no setor 1. Já no setor 2, pede-se que os moradores depositem os materiais até o dia 19 de maio (domingo), para que as equipes possam realizar a recolha a partir do dia 20 (segunda-feira). O setor 2 compreende o Jardim Líder, Parque Ecológico, Santo Amaro, Avenidas I e II, Sauer, Industrial I e II, Flórida, São Lucas, Sabka, Águia Branca, Toebe, Bem-te-vi, Martins, loteamentos das Torres, Elisabete, Frigorífico, Roda D´Água, do Lago, Santa Bárbara, Acimacar, bairro São Francisco, Gauer, Gralha Azul, Jussara, Jardim Marechal, Jardim Guaíra, Henrique, Jardim Universitário, Alto do Lago, Balko, Beija-flor e Modelo.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Luiz Freitag, pede a compreensão da população, ressaltando o esforço em relação ao trabalho que está sendo desenvolvido. “Não estamos medindo esforços para realizar a recolha dos materiais inservíveis depositados pela população em frente às residências. Vamos dar sequência ao cronograma. Ao finalizarmos o setor 2, divulgaremos as datas do setor 3, e assim, sucessivamente, até que todo o município seja atendido”, destacou Adriano Freitag.

O secretário enfatizou que fora do cronograma, a opção é levar os materiais até o Ecoponto, no parque de exposições, que está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 19h. No sábado, das 7h às 12h e das 13h30 às 18h. Os materiais aceitos são resíduos de podas e jardinagem, eletrônicos, madeiras, entulho de construção civil, móveis e eletrodomésticos.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Termina hoje prazo para pagamento de IPTU com desconto em Marechal Rondon

Termina nesta sexta-feira, o prazo que os contribuintes rondonenses tem para pagar IPTU e Alvará com desconto de 8%.

O secretário de Fazenda de Marechal Cândido Rondon, Carmelo Daronch, lembra da data limite e orienta…..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.