Conectado com

Geral

UFPR investiga transmissão da Covid-19 entre homens e animais

Ilustrativa

A Universidade Federal do Paraná quer saber qual o risco de transmissão da covid-19 entre humanos e animais de estimação; e por isso está coordenando uma pesquisa nacional que vai avaliar cerca de mil animais, cujos donos tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus, confirmado por exame laboratorial.

Os pesquisadores farão testes gratuitos em cães e gatos em cinco capitais brasileiras: Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE) e São Paulo (SP).

Serão dois momentos de avaliação, com amostras biológicas coletadas com intervalo médio de sete dias, entre animais cujo tutor esteja em isolamento domiciliar, com diagnóstico confirmado.

Os resultados dos testes serão informados aos tutores ou familiares e em caso positivo, os demais animais da residência também serão testados.

Além disso, os familiares serão orientados a estabelecer o acompanhamento veterinário por 14 dias, intensificando medidas de higiene e proteção individual e coletiva.

O estudo brasileiro será o primeiro do gênero em um país tropical, já que algo semelhante só foi desenvolvido na Itália, segundo a UFPR.

Neste mês foi diagnosticado, em uma gata, de Cuiabá (MT), o primeiro caso de covid-19 em animal no país.

Diante do caso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso emitiu nota na qual destaca que não há evidências científicas de que animais de companhia são fonte de infecção para humanos.

A Organização Mundial da Saúde emitiu pareceres afirmando que não há evidências e estudos significativos comprovando que animais possam transmitir a covid-19.

Assim, segundo o Conselho, como não há evidência científica de que animais sejam vetores mecânicos ou possam carregar o vírus, ou que o vírus possa se replicar nos animais.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho

 

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.

De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho.

O resultado inicial do pedido de atendimento especializado será publicado em 17 de junho, quando inicia o período para apresentação de recursos, que vai até o dia 21. Já o resultado final, em resposta aos recursos apresentados, está previsto para 27 de junho.

É também na Página do Participante que será disponibilizado o Cartão de Confirmação da Inscrição, em data ainda a ser divulgada. O cartão informa o número de inscrição; a data, a hora e o local do exame; a opção de língua estrangeira, e as indicações para atendimento especializado e tratamento por nome social.

edital do Enem 2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13), data que coincide com a divulgação dos resultados sobre os pedidos de isenção da taxa de inscrição, na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – entidade organizadora do certame.

Cronograma

Inscrições: 27 de maio a 7 de junho

Solicitações (nome social e atendimento especializado): até 7 de junho

Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho

Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho

Provas: 3 e 10 de novembro

Gabarito oficial: 20 de novembro

Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025

Provas

O edital prevê que o exame será constituído de quatro provas objetivas (cada uma com 45 questões de múltiplas escolhas) e uma redação em língua portuguesa.

São quatro áreas de conhecimento a serem avaliadas. A primeira, de linguagens, redação, códigos e suas tecnologias, tem como componentes curriculares as disciplinas língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

A segunda área de conhecimento (ciências humanas e suas tecnologias) tem como componentes curriculares as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Na área de ciências da natureza e suas tecnologias, serão cobrados conteúdos de química, física e biologia. A quarta área de conhecimento é a de matemática.

De acordo com o Ministério da Educação, o exame é estruturado a partir de matrizes de referências disponibilizadas no portal do Inep.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens; redação; códigos, ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responderem as questões.

O segundo dia será dedicado à aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.

Enem

Há mais de duas décadas, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e representa a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Isso porque as instituições de ensino públicas e privadas adotam as notas do Enem para selecionar estudantes, nos processos seletivos.

Os resultados servem também para seleções de beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de educação superior portuguesas. Algumas universidades lusitanas possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Geral

Casa onde moravam avós e neto em Toledo é destruída por incêndio

Foto: Portal Nova Santa Rosa

Restaram apenas as paredes de alvenaria e parte da cozinha, que segundo os bombeiros, está condenada

 

Na manhã desta segunda-feira (13), um incêndio de grande proporção causou destruição em uma residência localizada no Jardim Europa, em Toledo. A casa, com aproximadamente 80 m², era o lar de um casal de idosos e um rapaz de 20 anos, neto do casal. No momento do incêndio, apenas o casal se encontrava em casa. Ninguém se feriu.

Segundo relatos da moradora, o incêndio teve início no quarto do neto, provavelmente devido a um curto-circuito. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros foram deslocados para o local, porém, devido à intensidade das chamas, pouco puderam fazer para conter o fogo, que rapidamente consumiu toda a residência.

O incêndio destruiu completamente dois quartos, a sala, a despensa e a área externa, restando apenas as paredes de alvenaria e parte da cozinha, que segundo os bombeiros, está condenada. Os moradores perderam todos os seus pertences, incluindo móveis, eletrodomésticos e roupas.

Apesar dos esforços dos Bombeiros, que utilizaram aproximadamente 2.000 litros de água no combate ao fogo, não foi possível evitar a perda material.

 

 

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Continue Lendo

Geral

Capacitação para participantes de licitações tem inscrições gratuitas

Evento será realizado quinta-feira (16), na Acimacar

 

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio do Módulo Empresarial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com os apoios da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial) e da plataforma BLL Compras, promove uma capacitação direcionada às empresas participantes e às que desejam se inscrever em licitações públicas.

O treinamento será realizado quinta-feira (16), às 19h, na Acimacar. A participação é gratuita, sendo que as inscrições devem ser feitas pelo endereço https://www.sympla.com.br/…/capacitacao…/2458440.

Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o objetivo é ampliar os conhecimentos para que as empresas estejam aptas a vender para os entes públicos. O incentivo é apresentado no âmbito do programa Compras Marechal.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.