Conectado com

Geral

Saúde rondonense discute estratégias para evitar nova epidemia de dengue

Assessoria

Em reunião realizada quinta-feira, dia 26, ficaram definidas as estratégias com relação ao novo ano epidemiológico da dengue, que iniciou no mês de agosto e segue até julho de 2021. Participaram do encontro, a secretária de Saúde, Marciane Specht, a coordenadora do Setor de Endemias, Solange Rohr, e a supervisora de endemias, Rejane Wiederkehr.

De acordo com o último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti), feito em outubro, o índice em Marechal Rondon é de 0,3%, abaixo dos 1%, que é o número considerado aceitável pelo Ministério da Saúde.

Segundo Marciane, mesmo o índice sendo considerado baixo, os trabalhos por parte do poder público municipal, durante todo o ano, não param.
“Os agentes seguem fazendo ações de tratamento em cada ciclo, verificação nos pontos estratégicos e atendendo denúncias. Esse trabalho não pode parar. Também realizamos um trabalho de conscientização da população. É necessário que todos juntos, administração municipal, sociedade civil organizada e comunidade rondonense estejamos unidos mais uma vez contra a dengue. Todos nós fizemos parte desta batalha contra a dengue”, enfatiza.

Sobre a possibilidade de arrastões em bairros, segundo a secretária, a realização ou não vai depender do LIRAa, que terá novo índice divulgado em janeiro.

No auge da epidemia da dengue em Marechal Rondon, em meados de março deste ano, o índice foi de 1,4%. No ano epidemiológico 2019/2020, foram registradas 2.356 notificações, sendo 1.981 confirmações e cinco óbitos. Na época, de acordo com a secretária Marciane, os números se agravaram muito, pois, desde agosto de 2019, não havia mais inseticida (malathion) disponível para fazer o bloqueio ao redor dos quarteirões do caso suspeito, isso, juntamente com o descuido de parte da população, que acabou resultando em uma epidemia no município.

Para este ano epidemiológico, conforme a secretária de Saúde, até o momento, o estoque de inseticida é suficiente.

REGIÕES PROBLEMÁTICAS

Com base nos números atuais, o Setor de Endemias detectou que as regiões dos bairros Rainha, Higienópolis e Augusto são onde há mais focos do mosquito da dengue. “Os focos estão sendo encontrados, na grande maioria das vezes, em tanques de lavar roupas abandonados, pratos de vasos de flores, lixo domiciliar, piscinas de plástico (que ficam por mais de dois dias sem uso), calhas, postes de cercas ocos, caixas sépticas, ralos, etc. A atenção deve ser dada para todos os espaços”, destacou a secretária.

NÃO ADIANTA

Os agentes de endemias alertam que muitas pessoas usam água sanitária para eliminar focos do mosquito da dengue, porém, já está comprovado que não há eficácia com este produto. A recomendação é para o uso de cal virgem ou cloro.

NOTIFICAÇÕES E MULTAS

Marciane lembra que os agentes de endemias ao encontrarem um foco em uma residência ou empresa, primeiro aplicam uma notificação. O dono do imóvel tem 48 horas para resolver o problema. Caso não seja sanado, receberá uma multa. E dentro do período de um ano, caso o imóvel seja reincidente, a multa é dobrada.

 

Fonte: Assessoria

Geral

Homem é baleado por desconhecido em Marechal Rondon

Disparos foram feitos em direção a um grupo de pessoas

Uma ocorrência de tentativa de homicídio foi registrada pela Policia Militar de Marechal Cândido Rondon, em frente a uma conveniência na Avenida Irio Jacob Welp, na madrugada de sábado (04).

No local a equipe policial foi informada por  populares que  as  pessoas que presenciaram os fatos,  estavam na UPA, pois uma havia sido atingida por disparos de arma de fogo.

Na unidade de saúde  a vitima relatou que estava com amigos, todos  sentados em cadeiras de praia em via pública, em frente a conveniência, quando um homem que não soube identificar,  parou um veículo Ford KA de cor cinza, desceu  e utilizando  uma pistola efetuou diversos disparos na direção de todos que estavam no local.

De acordo com o relato, todos começaram a correr, momento em que  sentiu ter sido alvejado na  coxa  esquerda e  na perna direita.

         Feitos os disparos o autor evadiu-se do local.

         O ferido foi socorrido pelos amigos e encaminhado para a  UPA-Marechal.

         Segundo equipe médica, ambos os disparos transfixaram as pernas atingidas.

         Assim como a vitima, as testemunhas não souberam identificar o autor dos disparos.

Continue Lendo

Geral

Mais de 60% dos municípios do RS já foram afetados pelos temporais

Cerca de 350 mil localidades estão sem luz

 

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 300 foram afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado, o que corresponde a 60,36% dos municípios. A informação consta no Boletim da Defesa Civil estadual, atualizado às 12h deste sábado (4).

A Defesa Civil aponta 57 mortes em decorrência dos temporais, sendo dez em investigação para determinação da causa. O novo número superaria as 54 mortes registradas em setembro do ano passado, durante a passagem de um ciclone extratropical.

Desde segunda-feira (29), pelo menos, 67 pessoas continuam desaparecidas e outras 74 estão feridas. A Defesa Civil gaúcha contabiliza que 32.640 desalojados e 9.581 estão temporariamente em abrigos.

Sobre os serviços de infraestrutura no estado, o governo do Rio Grande do Sul divulgou, neste sábado (4) que as chuvas deixaram 350 mil localidades sem energia elétrica, sendo 54 mil da distribuidora CEEE Equatorial somados a 296 mil pontos abastecidos pela empresa RGE Sul.

Em relação ao fornecimento de água tratada, a Corsan informa que 860,9 mil pessoas, 28% do total de clientes da companhia, estão sem abastecimento de água. As cheias também afetaram os serviços de telecomunicações (telefonia e internet) em 128 municípios.

Neste sábado (4), são 128 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes, conforme atualização das 9h. O próximo boletim será divulgado às 18h deste sábado.

As aulas estão suspensas em toda rede de ensino estadual, que conta com 2.338 escolas. Quase 200 mil (199.724) estudantes foram impactados pelo fechamento das salas de aula. Até o momento, 603 escolas afetadas, sendo 224 danificadas, 30 servindo de abrigo e as demais com problemas de acesso e outros.

Previsão do tempo
Os temporais continuarão fortes neste fim de semana e podem agravar as enchentes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até este domingo (5), a previsão é de chuva volumosa, podendo superar os 100 milímetros (mm) por dia, entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina; as rajadas de ventos podem superar os 60 km/h. O instituto prevê também a ocorrência de descargas elétricas (raios) e possível queda de pedras de granizo, no momento das tempestades mais severas.

Ajuda
Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para a Defesa Civil no município (telefone 199) e para o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

Também é possível se cadastrar para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Basta enviar por SMS, no celular, o CEP da localidade onde o interessado está para o número 40199. Em seguida, uma mensagem de confirmação será enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que forem divulgadas pela Defesa Civil estadual.

O cadastro pode ser feito via aplicativo WhatsApp. Antes, é necessário enviar uma mensagem de texto pelo telefone (61) 2034-4611.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Geral

Cancelada a inauguração da Quadra Coberta Darcy Blöedorn

A administração municipal de Marechal Cândido Rondon decidiu, no final da tarde desta sexta-feira (03), pelo cancelamento da inauguração da Quadra Coberta Darcy Blöedorn. O ato estava programado para a manhã de sábado (04), junto ao ambiente esportivo da Escola Municipal Professora Júlia Wanderley, no distrito de Novo Horizonte.

A obra era um pedido antigo da comunidade escolar, atendido pelo governo municipal, através da Secretaria de Educação, que investiu em torno de R$ 880 mil na estrutura, provenientes de recursos próprios.

Reforçando, está cancelado o ato de inauguração da quadra coberta da Escola Municipal Professora Júlia Wanderley.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.