Conectado com

Geral

FAEP recomenda cuidados no manejo do milho para combater a “cigarrinha”

As doenças do milho denominadas enfezamentos têm causado danos expressivos nas lavouras, especialmente nas regiões quentes do Brasil, onde a cultura é cultivada em mais de uma safra ao ano.

Os enfezamentos são causados por microrganismos semelhantes a bactérias e afetam desenvolvimento, a nutrição e a fisiologia das plantas infectadas e, em consequência, a produção de grãos.

As plantas infectadas com esses patógenos têm internódios mais curtos, menos raízes e produzem menos grãos que as plantas sadias.

A amplitude desses efeitos e a intensidade dos sintomas dependem do nível de resistência da cultivar de milho e são, aparentemente, proporcionais à multiplicação dos molicutes nos tecidos da planta, sendo mais intensos quando a infecção das plântulas ocorre nos estádios iniciais de desenvolvimento.

Os sintomas dos enfezamentos manifestam-se caracteristicamente, e em maior intensidade, na fase de produção das plantas de milho.

No Brasil, os agentes causais dos enfezamentos são transmitidos de uma planta de milho doente para uma planta de milho sadia por um único inseto-vetor, denominado de “cigarrinha do milho”.

Num primeiro momento o ataque da “cigarrinha” acontecia com mais intensidade na 2ª safra de milho, também chamada de “safrinha”, no entanto, na safra de verão a incidência também está sendo grande.

Isso pode aumentar ainda mais a incidência do inseto-vetor na “safrinha de milho”, o que está gerando muita preocupação de parte do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon.

Por conta disso, o presidente da entidade, Edio Chapla, manteve contato com a Federação da Agricultura do Paraná para que sejam melhor difundidas as orientações preventivas.

De acordo com a técnica da FAEP, Paula Kowalski, é preciso que o produtor tome uma série de medidas de prevenção a “cigarrinha”, incluindo a melhor escolha do híbrido e o manejo das plantas voluntárias…..

 

Geral

Prefeitura oferta vagas para dois cursos gratuitos nas areas da industria e segurança

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Marechal Cândido Rondon em parceria com o SENAI, oferta dois cursos gratuitos cujas vagas encontram-se abertas.

Um deles, o NR35 – segurança no trabalho em altura; e o outro, de eletricista industrial.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Reinar Seyboth, fala sobre os dois cursos: inscrições seguem abertas……

 

Continue Lendo

Geral

Curso em Marechal Rondon ensina operar e manter colheitadeiras

Imagem ilustrativa da internet

Parceria entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon está propiciando profissionalização em operação e manutenção de colhedoras de grãos.

Na semana passada, 09 mulheres, em sua grande maioria jovens, participaram das aulas teóricas no auditório do Sindicato e práticas no pátio da empresa Equagril/New Holland.

Nesta semana estão sendo comtemplados pelo mesmo curso 09 rapazes, os quais recebem as instruções do técnico do Sistema FAEP/SENAR, Newton Cardoso Silva, procedente de Maringá…….

 

Continue Lendo

Geral

Retomado atendimento para sintomáticos de dengue com unidades sentinelas

É retomado nesta quinta-feira, o atendimento para sintomáticos de dengue em todos os postos de saúde da sede e interior de Marechal Cândido Rondon.

No feriado de ontem, apenas a UPA esteve aberta para esse tipo de atendimento.

Além dos postos de saúde da sede e interior que atendem durante o dia, à noite – das 17 as 22 horas, o CIS na 07 de setembro e o posto de saúde do bairro Boa Vista, funcionam como unidades sentinelas para os sintomáticos de dengue.

O secretário municipal de saúde, Leandro Dalamaria, orienta os rondonenses….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.