Conectado com

Geral

Começou o Vazio Sanitário da Soja no Paraná

O vazio sanitário da soja tem início hoje no Paraná e  se estende por 90 dias e portanto vai até o dia 10  de setembro.

A  partir do dia 15 de junho a medida se estende para outros cinco estados brasileiros: Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

A Embrapa elaborou um calendário com os períodos do vazio sanitário no Brasil e no Paraguai e de  acordo com as informações divulgadas pela instituição  é provável que haja mudanças nos períodos do vazio sanitário e da calendarização da semeadura da soja em alguns estados, em função da portaria nº 306, de 13 de maio de 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O fiscal agropecuário da Adapar, de Marechal Cândido Rondon, Anderson Lemiska, lembra  que  o  objetivo  é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra e que o produtor precisa ficar atento e eliminar as plantas vivas de soja…….

 

No Brasil, treze estados e o Distrito Federal adotaram essa medida, estabelecida por meio de normativas.

Além do Brasil, o Paraguai também estabeleceu o período de vazio sanitário, lá chamado de “pausa fitossanitária”.

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Trânsito na sede distrital de São Roque é desviado em função de obras

Pede-se a atenção dos motoristas nas próximas semanas

 

O distrito de São Roque, em Marechal Cândido Rondon, está recebendo importantes investimentos do poder público municipal, que garantirão a reformulação completa da sede, com a execução de pavimentação asfáltica em todas as ruas. O investimento é de R$ 5.888.374,71, através de recursos próprios do município.

A empresa responsável D&D Pavimentações comunica que a partir desta segunda-feira (06), terá início a escavação para a instalação das galerias de águas pluviais, bem como a remoção do asfalto e colocação de nova base na principal via da sede distrital, a rua Baronesa do Gravatá. Por isso, o trânsito necessitou ser desviado da referida rua, por algumas semanas. A sinalização foi instalada no início da manhã desta segunda-feira, para alertar os motoristas.

Pode ser uma imagem de grama e texto que diz "ATENÇÃO DESVIO ESQUERDA A D&D D4DPAVIMENTAÇOES PAVIMENTAÇÕES"

Pode ser uma imagem de grama e texto que diz "PAVIMENTAÇOES AÇOES"

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Pavimento em concreto já é realidade em loteamento de Pato Bragado

Só foi possível após aprovação de lei complementar dentro do Plano Diretor do município.

Da assessoria/Loop – O tempo colaborou e Pato Bragado viu na sexta-feira, 3 de maio, a inauguração do Loteamento Poente, o primeiro com a inovação de pavimento em concreto. A área total da obra corresponde a mais de 5.600m². De acordo com o Edemar Wollstein, da Edemar Imóveis, um dos proprietários do loteamento, em torno de 50 pessoas prestigiaram o evento entre empreendedores, arquitetos, engenheiros e a imprensa. “Se não tivesse chovido, acredito que teríamos o dobro de participantes”.

E o projeto só pôde sair do papel graças a uma mudança significativa que ocorreu na legislação municipal em relação à pavimentação de vias em loteamentos. Até então, o município seguia uma lei que permitia apenas vias pavimentadas com asfalto tradicional, o CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente.

Contudo, a Lei Complementar nº. 71, de 12 de abril de 2018 abriu portas para a utilização de pavimentação em concreto. Tal alteração trouxe novas possibilidades e benefícios para os loteamentos da região.

John Nodari, vice-prefeito de Pato Bragado, esteve in loco acompanhando o lançamento. Perguntado pelo engenheiro civil Alex Maschio, diretor do Instituto Ruas, de Curitiba, e responsável pelo projeto executivo do loteamento, sobre como que a prefeitura enxerga a aplicação de concreto em vias urbanas, John afirma que o concreto proporciona maior durabilidade se comparado com o asfalto convencional. “Agradecemos a você, Alex, e aos empreendedores do loteamento, que tiveram essa visão empreendedora, trazendo o pavimento rígido para o nosso município, principalmente pelas questões de durabilidade e custo-benefício”.

Segundo John, quem está à frente da gestão pública de Pato Bragado [prefeito Leomar Rohden] e sua equipe de administração, além da Câmara de Vereadores, está buscando economizar sem esquecer-se da qualidade dos investimentos. “E aqui nesse loteamento tem tudo isso. Parabenizamos a todos os envolvidos e ao plano diretor do município que se adequou. Acredito que seja apenas a primeira de muitas outras obras que veremos aqui com pavimento rígido”.

Algumas vantagens do pavimento em concreto
– Baixa manutenção;
– Resistência a produtos químicos e poluentes;
– Conforto térmico;
– Maior durabilidade;
– Mais segurança viária e melhora na visibilidade noturna;
– Estética diferenciada e moderna;
– Valorização dos imóveis.

Continue Lendo

Geral

Diocese reúne comunicadores para discutir sobre Inteligência Artificial

Foto: Diocese Toledo

Durante encontro no final de semana na Catedral Cristo Rei em Toledo, o bispo diocesano D. João Carlos Seneme reuniu membros da Pastoral da Comunicação , para um evento alusivo ao Dia Mundial das Comunicações Sociais 2024.

Foram convidadas representações dos órgãos de comunicação atuantes no território da Diocese de Toledo.

Na ocasião, os convidados refletiram a mensagem do Papa Francisco para este 58º Dia Mundial das Comunicações, intitulada “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”.

André Boffo Mendes, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora e assessor da Pastoral da Comunicação falou dos objetivos do encontro…..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.