Conectado com

Geral

Equipe da UBS de Pato Bragado é mobilizada e promove parto de bebê apressadinho

Profissionais agiram rápido ao perceber que o Samu não chegaria a tempo. Mamãe e o bebê, um lindo menino estão bem. Eles foram encaminhados ao Hospital Bom Jesus

Uma gestante já em trabalho de parto e o marido compareceram às pressas, na manhã de hoje (14), à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pato Bragado.

Imediatamente ela foi atendida pelo clínico geral, Luis Rafael Perez Naranjo e a equipe do Samu acionada.

No entanto, ao perceber que a gestante já estava com dilatação total do colo do útero e que o Samu não chegaria a tempo, o clínico e a equipe de enfermeiras da UBS acionaram a pediatra, Simone Pereira de Souza Guerreiro Rodrigues da Unidade de Atenção Primária da Saúde (UAPF).

Numa rápida ação, a gestante foi conduzida de ambulância ao Hospital e Maternidade Capriotti e com o apoio da equipe do hospital foi realizado o parto normal.

O bebê, um lindo e saudável menino e a mamãe estão bem e foram encaminhados ao Hospital Bom Jesus.

A ótima atuação dos profissionais de saúde do município em mais um trabalho em prol da preservação de vidas, foi enaltecida pelo secretário de Saúde, John Nodari. “Não é a primeira vez que isso acontece, mas graças ao empenho, trabalho conjunto e, portanto, muita eficiência, mais uma situação é resolvida e da melhor maneira, preservando vidas e também colaborando para a vinda de mais um lindo bragadense”, comemora.

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura de Pato Bragado

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Rio Grande do Sul em alerta: chuvas podem chegar a 200 mm nesta semana

Nos próximos dias, instabilidade volta predominar nos municípios gaúchos

Nesta manhã de terça-feira (7), voltou a chover na região sul do Rio Grande do Sul. A área começou a registrar pontos de alagamentos em cidades banhadas pela Lagoa dos Patos, e a água está sendo represada pelo vento, o que contribui para o aumento do nível da lagoa.

Segundo o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen, chuvas mais expressivas serão registradas em parte da zona sul e, especialmente, na região da campanha. Nos próximos dias, o tempo também fica instável nos demais municípios gaúchos.

“Esse é o maior problema, pois volta a chover nas regiões que estão bem mais afetadas neste momento no estado. A melhoria de dois dias não foi suficiente para secar o solo, pelo contrário, está totalmente encharcado ainda e volta chover”, comenta.

A partir de quinta-feira (9), volta a chover com constância em toda metade norte do Rio Grande do Sul. Essa região tem sido afetada severamente pelas chuvas intensas.

“A notícia não é nada animadora, mas a gente tem que passar. É um índice de chuva bem preocupante, não como foi na semana anterior, mas ainda pode alcançar índices de 150, quase 200 milímetros nessas regiões”, finaliza.

 

Redação Catve.com

 

Continue Lendo

Geral

Pato Bragado é escolhido para lançamento de projeto inovador em pavimentação

Foto: Assessoria

Autoridades municipais e da região, empresários, engenheiros e arquitetos, acompanharam na sexta-feira em Pato Bragado o lançamento da tecnologia de pavimentação em concreto, no Loteamento Poente.

O vice-prefeito John Nodari, fala sobre a tecnologia que aumenta a durabilidade do produto, se comparado com o pavimento convencional…

 

Fotos: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Todos os municípios já estão aplicando a vacina contra a gripe para maiores de seis meses

Foto: Ari Dias/AEN

Os 399 municípios do Paraná já estão vacinando toda a população a partir de seis meses de idade contra a gripe. A liberação do Ministério da Saúde aconteceu no dia 2 de maio. Desde então a Secretaria de Estado da Saúde vem reforçando e orientando as prefeitura para incentivar e promover ações para o aumento na adesão das pessoas à 26ª Campanha Nacional contra a Influenza. As doses estão disponíveis nas 22 Regionais de Saúde do Paraná, que abrangem todo o território paranaense.

A Sesa orienta os municípios a criarem suas próprias estratégias, desde a realização do Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas, entre outros. A mobilização é para aumentar os índices da cobertura vacinal.

“A campanha nacional encerra neste mês, por isso quanto mais pessoas vacinarmos, mais preparados estaremos, o que reflete diretamente nos serviços de saúde. A vacinação é a principal estratégia para evitar sobrecarga nos atendimentos em hospitais e Unidades Básicas de Saúde. Precisamos garantir essa proteção”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Londrina (61.709), Maringá (59.010), Cascavel (36.586), Ponta Grossa (34.096), São Jose dos Pinhais (28.870) e Curitiba (28.727) são os municípios que mais contabilizam doses aplicadas, de acordo com a plataforma nacional. Boa Esperança do Iguaçu (212), Nava Aliança do Ivaí (251) e Jardim Olinda (275) foram os municípios que menos vacinaram. As prefeituras têm 60 dias para transmitir e atualizar os dados do painel.

Antes do dia 2 de maio o imunizante estava liberado apenas para os públicos prioritários, mas por conta da baixa adesão e da chegada do inverno, a Sesa recomendou a ampliação da cobertura vacinal, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Desde a mudança do público-alvo, 119.424 doses foram aplicadas, aumentando para 1.167.125 o número de paranaenses que já receberam a vacina contra a gripe.

A campanha iniciou em 25 de março e segue até ao fim do mês. A vacina é gratuita e possui três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Fonte: Secretaria de Saúde

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.