Conectado com

Geral

Deputado Sérgio Souza encabeça luta em defesa dos royalties de Itaipu

O deputado federal Sérgio Souza quer mobilizar toda a bancada paranaense no Congresso Nacional para lutar pela renovação do Tratado de Itaipu, evitando desta forma que os municípios lindeiros percam os royalties a partir de 2023.

A construção da usina de Itaipu Binacional entre as décadas de 1970 e 1980 ocasionou vários impactos naturais e implicações sociais e econômicas, que afetaram, sobretudo, a região Costa Oeste do Paraná, onde muitos dos municípios situados às margens do rio Paraná sofreram com perdas em sua área pela formação do lago.

A partir de 1985, com o início das atividades da usina, os municípios afetados passaram a receber compensações financeiras, denominadas de royalties, como forma de restituição das perdas territoriais proporcionadas pelo alagamento das áreas periféricas ao rio.

Os royalties representam uma parte importante da receita mensal e anual da maioria dos municípios lindeiros, sendo um recurso muito bem vindo e almejado pelas lideranças políticas, principalmente, para sua utilização em investimentos que dentre outras coisas fomentam a economia da região.

Esses recursos aliados às características agrícolas, que é natural das terras do Oeste do Paraná, vêm contribuir para com o desenvolvimento dos municípios, suprindo as necessidades sociais das localidades lindeiras, bem como, subsidiando projetos de infraestrutura básica que possibilitam o bem-estar populacional.

O problema é que os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu correm sério risco de perderem os recursos dos royalties, já que, segundo o Tratado de Itaipu, o repasse mensal somente seria feito até dezembro de 2022.

Caso não haja uma revisão ou renovação do acordo entre o Brasil e o Paraguai, os municípios ribeirinhos terão perda acentuada em suas receitas e isso irá se refletir em grandes dificuldades para atender as demandas de seus moradores.

Políticos que representam a região em nível de Congresso Nacional já estão mobilizados em defesa da continuidade do repasse de royalties aos municípios lindeiros, dentre os quais o deputado federal Sérgio Souza..

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Pato Bragado vence São José das Palmeiras e está a um empate da final do Troféu Difusora; confira os gols

Continue Lendo

Geral

STF alerta para golpes com falsa cobrança de multas

Supremo recebe denúncias de fraudes por meio da ouvidoria

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta quinta-feira (5) um alerta para prevenção de golpes virtuais que utilizam falsas cobranças de multas.

As mensagens estão em circulação em grupos de WhatsApp e por e-mail. O golpe usa falsas intimações do STF para cobrar o pagamento de valores judiciais e multas pelo acesso a redes privadas de Virtual Private Network (VPN).

As mensagens usam frases alarmantes para prender a atenção do usuário de internet e pedir acesso a links externos, que podem realizar operação de phishing, modalidade de ataque cibernético que tem objetivo de acessar dados restritos, como senhas bancárias e número de cartão de crédito.

A Corte informou que não solicita transferências bancárias, pagamento de boletos e não cobra pendências judiciais por meio de aplicativos e mensagens de texto.

O Supremo recebe denúncias de fraudes envolvendo o nome da Corte por meio da ouvidoria do tribunal.

 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Geral

Rotary Marechal promove almoço beneficente da costela recheada neste sábado

O Rotary Club de Marechal Cândido Rondon está organizando um evento especial neste sábado, feriado de 7 de setembro: o Almoço Beneficente da Costela Recheada.

O presidente do Rotary, Jean Augusto Rohloff, destaca a importância do evento para a comunidade, que ocorrerá nas dependências do Café Colonial.

Jean mencionou que o almoço será uma oportunidade para reunir a comunidade em um momento de confraternização e solidariedade, com toda a renda arrecadada sendo destinada a causas beneficentes apoiadas pelo Rotary.

As fichas para o almoço podem ser adquiridas com membros do Rotary ao valor de R$ 60 para adultos, enquanto crianças pagam R$ 30.

Jean também ressaltou que a costela recheada, prato principal do evento, é uma tradição local e promete ser um verdadeiro sucesso entre os participantes.

O Almoço Beneficente da Costela Recheada não é apenas uma oportunidade de saborear uma deliciosa refeição, mas também de apoiar as ações sociais promovidas pelo Rotary Marechal Cândido Rondon, que continua a fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.