Conectado com

Geral

Partidos fazem pacto contra a retomada do voto impresso

Acordo foi fechado durante reunião no final de semana

 

Se já eram remotas as possibilidades de o voto impresso ser aprovado a tempo para a eleição de 2022, cujas regras precisam ser definidas até o próximo dia 2 de outubro, o acordo firmado no sábado entre os presidentes dos maiores partidos praticamente sepulta a ideia.

O acordo  é uma derrota para o presidente Jair Bolsonaro e  do PDT de Ciro Gomes, que embarcou na teoria  de que, sem voto impresso, haveria risco de fraude na eleição.

Os 11 partidos cujos presidentes participaram da reunião virtual que fechou questão contra o voto impresso somam dois terços do Congresso Nacional , ou seja, 325 deputados federais e 55 senadores.

Mesmo que nem todos sigam a orientação partidária, torna-se praticamente improvável  conseguir os 308 votos necessários na Câmara e 49 no Senado para aprovar a emenda à Constituição.

Entre os que se posicionaram publicamente contra a adoção do voto impresso estão dirigentes de partidos da base de Bolsonaro, como DEM, PSL, PL, PP e Republicanos.

Entre os presentes à reunião estavam o presidente do PP, Ciro Nogueira, do Republicanos, Marcos Pereira e do PL, Valdemar Costa Neto.

Participaram, também, os presidentes do PSL, Luciano Bivar, do DEM, ACM Neto, do MDB, Baleia Rossi, do PSD, Gilberto Kassab, do Solidariedade, Paulinho da Força, do PSDB, Bruno Araújo, do Avante, Luís Tibé e do Cidadania, Roberto Freire.

A comissão especial criada pela Câmara para analisar proposta que torna obrigatório o voto impresso se reúne nesta segunda-feira para a  apresentação do parecer do relator, o deputado federal Filipe Barros , do PSL do Paraná.

Mesmo que os líderes dos partidos não tivessem fechado o acordo, seria praticamente impossível aprovar a mudança em dois turnos na Câmara e no Senado até 2 de outubro com um recesso de duas semanas nos três meses que restam até o prazo derradeiro.

Por outro lado, se a questão do voto impresso não  prosperar,  outra mudança em discussão no Congresso tem chance de ser aprovada.

Trata-se do “distritão”, que prevê a eleição dos mais votados para o Legislativo, que na prática, esvazia os partidos e favorece a eleição de ricos e famosos, sem muito compromisso com a política.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Comudi realiza ciclo de palestras sobre a valorização da pessoa idosa

Com a finalidade de transmitir maior conhecimento aos jovens, o Comudi (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa) tem realizado um ciclo de palestras com abordagem do tema “Valorização da Pessoa Idosa”.

A rodada foi iniciada segunda-feira (06), voltada aos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Marechal Cândido Rondon.

Na quarta-feira (08), a palestra ocorrerá às 9h30, no Colégio Estadual Paulo Freire, no bairro Alvorada. Já na sexta-feira (10), às 10h30, os estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Cívico-Militar Frentino Sackser conhecerão mais sobre o assunto. As palestras são ministradas pelo empresário Leodir Pasetti.

A iniciativa, do Comudi e da Secretaria Municipal de Assistência Social, prossegue até o mês de junho.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas estudando e texto que diz "# 3R B0 COLEGIOESTADUAL MDONITEROLOBATO IONTEIRO COLEGIO ESTADUA"

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Rio Grande do Sul em alerta: chuvas podem chegar a 200 mm nesta semana

Nos próximos dias, instabilidade volta predominar nos municípios gaúchos

Nesta manhã de terça-feira (7), voltou a chover na região sul do Rio Grande do Sul. A área começou a registrar pontos de alagamentos em cidades banhadas pela Lagoa dos Patos, e a água está sendo represada pelo vento, o que contribui para o aumento do nível da lagoa.

Segundo o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen, chuvas mais expressivas serão registradas em parte da zona sul e, especialmente, na região da campanha. Nos próximos dias, o tempo também fica instável nos demais municípios gaúchos.

“Esse é o maior problema, pois volta a chover nas regiões que estão bem mais afetadas neste momento no estado. A melhoria de dois dias não foi suficiente para secar o solo, pelo contrário, está totalmente encharcado ainda e volta chover”, comenta.

A partir de quinta-feira (9), volta a chover com constância em toda metade norte do Rio Grande do Sul. Essa região tem sido afetada severamente pelas chuvas intensas.

“A notícia não é nada animadora, mas a gente tem que passar. É um índice de chuva bem preocupante, não como foi na semana anterior, mas ainda pode alcançar índices de 150, quase 200 milímetros nessas regiões”, finaliza.

 

Redação Catve.com

 

Continue Lendo

Geral

Pato Bragado é escolhido para lançamento de projeto inovador em pavimentação

Foto: Assessoria

Autoridades municipais e da região, empresários, engenheiros e arquitetos, acompanharam na sexta-feira em Pato Bragado o lançamento da tecnologia de pavimentação em concreto, no Loteamento Poente.

O vice-prefeito John Nodari, fala sobre a tecnologia que aumenta a durabilidade do produto, se comparado com o pavimento convencional…

 

Fotos: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.