Conectado com

Geral

Quase quatro mil pessoas morreram na fila por leitos públicos para tratamento do novo coronavírus no Paraná só este ano

De janeiro a junho deste ano, quase quatro mil pessoas morreram enquanto esperavam por um leito público para tratamento do novo coronavírus no Paraná.

Veja, abaixo, o número de mortes de pessoas que estavam na fila de espera por leitos:

  • Janeiro: 96 mortes
  • Fevereiro: 192 mortes
  • Março: 1.410 mortes
  • Abril: 423 mortes
  • Maio: 910 mortes
  • Junho: 888 mortes

 

Quase quatro mil pessoas morreram na fila por leitos públicos para tratamento do novo coronavírus no Paraná só este ano — Foto: Reprodução/RPC

Quase quatro mil pessoas morreram na fila por leitos públicos para tratamento do novo coronavírus no Paraná só este ano — Foto: Reprodução/RPC

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) garante que todos esses pacientes estavam sendo acompanhados por equipes médicas.

“Estavam assistidas, todas elas estavam em leitos de suporte ventilatório, seja em uma unidade de pronto-atendimento, seja em um pronto-atendimento municipal, em um pronto socorro municipal, de pequeno porte, ou, ainda, em um hospital de pequeno porte público ou privado”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

 

Apesar do alto número de pessoas que morreram na fila, junho terminou com bem menos pacientes esperando por vagas do que quando o mês começou.

No dia 1º, a fila por leitos de enfermaria e UTI no Paraná era de 1.212 pessoas. Duas semanas depois, em 14 de junho, baixou para 939. No último dia do mês, o número era de 204.

Quem define o destino desses pacientes é a Central de Regulação de Leitos.

“Se o médico regulador tiver que definir entre um paciente e outro, ele sempre vai usar esses três critérios: a gravidade, qual é o grau de risco que ele tem aonde ele está internado agora, e quanto tempo ele demoraria para chegar, para ser transportado para o leito definitivo. As vezes internar um paciente de extrema gravidade preterindo um paciente que tem chance maior de recuperação pode acabar gerando o óbito dos dois”, afirmou Vinícius Filipak, diretor de gestão de saúde da Sesa.

 

Fonte: G1 Paraná

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Confirmados os shows da Expo Rondon 2024.

Foram publicados nesta terça-feira (07) no Diario Oficial de Marechal Rondon, a contratação dos shows que animarão a festa do município neste ano de 2024.

Para o primeiro dia de Expo Rondon, 24 de julho, uma quarta-feira, foi confirmado show com a banda Jota Quest.

Para o dia 25 de julho, quinta-feira, o show nacional será com a dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano.

No dia 26, sexta-feira, o show será com a dupla sertaneja César Menotti & Fabiano.

Já no domingo, dia 28 de julho haverá show gospel com a banda Rosa de Saron.

O coordenador da CCO da Expo Rondon, Anderson Loffi, fala sobre os shows

 

Continue Lendo

Geral

Comudi realiza ciclo de palestras sobre a valorização da pessoa idosa

Com a finalidade de transmitir maior conhecimento aos jovens, o Comudi (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa) tem realizado um ciclo de palestras com abordagem do tema “Valorização da Pessoa Idosa”.

A rodada foi iniciada segunda-feira (06), voltada aos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Marechal Cândido Rondon.

Na quarta-feira (08), a palestra ocorrerá às 9h30, no Colégio Estadual Paulo Freire, no bairro Alvorada. Já na sexta-feira (10), às 10h30, os estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Cívico-Militar Frentino Sackser conhecerão mais sobre o assunto. As palestras são ministradas pelo empresário Leodir Pasetti.

A iniciativa, do Comudi e da Secretaria Municipal de Assistência Social, prossegue até o mês de junho.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas estudando e texto que diz "# 3R B0 COLEGIOESTADUAL MDONITEROLOBATO IONTEIRO COLEGIO ESTADUA"

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Rio Grande do Sul em alerta: chuvas podem chegar a 200 mm nesta semana

Nos próximos dias, instabilidade volta predominar nos municípios gaúchos

Nesta manhã de terça-feira (7), voltou a chover na região sul do Rio Grande do Sul. A área começou a registrar pontos de alagamentos em cidades banhadas pela Lagoa dos Patos, e a água está sendo represada pelo vento, o que contribui para o aumento do nível da lagoa.

Segundo o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen, chuvas mais expressivas serão registradas em parte da zona sul e, especialmente, na região da campanha. Nos próximos dias, o tempo também fica instável nos demais municípios gaúchos.

“Esse é o maior problema, pois volta a chover nas regiões que estão bem mais afetadas neste momento no estado. A melhoria de dois dias não foi suficiente para secar o solo, pelo contrário, está totalmente encharcado ainda e volta chover”, comenta.

A partir de quinta-feira (9), volta a chover com constância em toda metade norte do Rio Grande do Sul. Essa região tem sido afetada severamente pelas chuvas intensas.

“A notícia não é nada animadora, mas a gente tem que passar. É um índice de chuva bem preocupante, não como foi na semana anterior, mas ainda pode alcançar índices de 150, quase 200 milímetros nessas regiões”, finaliza.

 

Redação Catve.com

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.