Conectado com

Geral

Concursos públicos do Município poderão reservar 10% das vagas a afrodescendentes

Assessoria

Projeto visa adequação à legislação federal e estadual

Começou a tramitar nesta segunda-feira (02) na Câmara de Vereadores, projeto de lei que determina a reserva, a afrodescendentes, de 10% das vagas abertas em concursos públicos de Marechal Cândido Rondon para provimento de cargos efetivos. O projeto de lei 25/2021 é de autoria dos vereadores Pedro Rauber e Dionir Briesch.

A matéria foi motivada por recomendação do Ministério Público do Paraná, que ressaltou que existe legislação federal e estadual que estabelece um mínimo de 10% das vagas aos candidatos étnico-raciais.

“Como forma de adequar este Município ao Estatuto da Igualdade Racial e minimizar os impactos causados pela exclusão de gerações, oferecemos o presente projeto com o objetivo de reservar as vagas nos concursos promovidos pela administração pública municipal, autarquias e Poder Legislativo”, afirmam os vereadores autores na justificativa ao projeto de lei.

O texto apresentado na Câmara de Vereadores assegura que quota a candidatos negros deverá constar expressamente nos editais dos concursos públicos.

Segundo o projeto de lei, os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e àquelas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no concurso. Os candidatos negros aprovados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

Em caso de desistência de candidato negro aprovado em vaga reservada, esta será preenchida pelo candidato negro posteriormente classificado. Já na hipótese de não ser preenchida a quota, as vagas remanescentes serão revertidas para os demais candidatos qualificados no certame, observada a respectiva ordem de classificação.

Será considerado afrodescendente aquele que assim se declarar na inscrição ao concurso público, identificando-se como de cor preta ou parda, e a raça etnia negra. Detectada a falsidade desta declaração, o candidato poderá ser desclassificado e, se já nomeado ao cargo, estará sujeito a exoneração.

O projeto de lei foi baixado para análise da Comissão de Justiça e Redação e, após o parecer, será votado em plenário.

 

Fonte: Cristiano Marlon Viteck / Câmara dos Vereadores

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Segue a mobilização no centro de Marechal Rondon para arrecadar donativos para às famílias do Rio Grande do Sul.

Segue a mobilização no centro de Marechal Rondon para arrecadar donativos para às famílias do Rio Grande do Sul.

Até o momento, foram enviados nove veículos pesados para o estado gaúcho: seis carretas e três caminhões truck.

Nesta sexta-feira (10) mais dois caminhões partirão para levar donativos, e amanha (11) um Bitrem será enviado.

Donativos ainda podem ser doados, com foco principalmente para agua, roupas intimas, e comidas prontas, como bolacha, todinho, suco, Gatorade, dentre outros.

Um dos coordenadores da mobilização em Marechal Rondon, o caminhoneiro Roberto Correia dos Santos, o Beto, conversa com nossa reportagem e agradece a todos os envolvidos.

 

Continue Lendo

Geral

Hussein Bakri recebe comitiva rondonense e articula encontros importantes para pleitear novos investimentos.

Nesta semana, o deputado estadual e líder do governo na Assembléia Legislativa, Hussein Bakri, foi novamente peça fundamental na articulação de tratativas para novos investimentos para Marechal Rondon.

Uma comitiva rondonense esteve em Curitiba, e acompanhado do deputado Bakri e de sua assessoria, participou de importantes encontros que resultaram em novos avanços para o município.

Marechal Rondon esteve representado pelo prefeito em exercício Ilário Hofstaeter – o Ila; o presidente da Câmara de Vereadores Soldado Sauer; o presidente da Associação Comercial e Empresarial Paulo Grenzel, além de representantes de demais entidades de Marechal Rondon, como o Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG, por exemplo.

Dentre as pautas, a autorização para a sequencia da implantação do Parque Industrial VI, que será instalado em uma área entre o Contorno Oeste e o Clube Lira.

Também foram discutidos assuntos relacionados a segurança publica: uma nova cadeia para Marechal Rondon – para tirar os presos do centro da cidade; e a implantação de uma Delegacia Cidadã.

O deputado Hussein Bakri comemora os avanços para Marechal Rondon e que direta e indiretamente beneficiarão toda a região…

 

 

Continue Lendo

Geral

Rondonenses vão ao Rio Grande do Sul ajudar famílias atingidas.

Um grupo de Marechal Rondon está no Rio Grande do Sul, ajudando às famílias afetadas pelas enchentes.

O rondonense Adelir Kempfer, retratada toda a situação….

 

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.