Conectado com

Geral

Apesar de números satisfatórios, rondonenses devem continuar o combate à dengue

Novo levantamento aprontou média de 0,3% de infestação de focos do mosquito transmissor da doença

 

A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon, por meio do Setor de Endemias, divulgou nesta sexta-feira, 03, o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do novo ano epidemiológico (2021/2022), iniciado em 1º de agosto. O município apresentou 0,3% de média de infestação de focos do mosquito transmissor da dengue, com base em sete estratos (regiões). O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é inferior a 1%, ou seja, o município está com média satisfatória.

Os dados para o novo levantamento foram coletados entre os dias 30 de agosto e 03 de setembro, quando foram vistoriados 1653 imóveis.

A coordenadora de Endemias, Solange Rohr, reforça que os dados do novo LIRAa são satisfatórios, porém, ela faz uma alerta. “Por conta de estarmos na primavera, o que acarreta aumento de calor, e as previsões indicarem chuvas a partir da segunda quinzena de setembro, os índices podem voltar a subir. Diante disso, fica a orientação para que cada um faça o dever de casa, eliminando pontos que possam virar criadouros do mosquito”, salienta.

MAIORES ÍNDICES

O setor com a maior porcentagem foi o estrato 4, que apresentou índice de 0,9%, que compreende os bairros Ecológico, São Francisco, Líder e Floresta. Nestes locais, algumas ações serão realizadas para diminuir o índice.

Confira a porcentagem por estratos:
– Estrado 1 (centro 1 e 2): 0,4%
– Estrato 2 (centro 3 e Vila Gaúcha): 0,4%
– Estrato 3 (Ana Paula, São Lucas e Das Torres): 0%
– Estrato 4 (Ecológico, São Francisco, Líder e Floresta): 0,9%
– Estrato 5 (Primavera, Higienópolis 1 e 2, Augusto 1 e 2 e Barcelona): 0%
– Estrato 6 (Botafogo, Alvorada 1 e 2, Rainha e Espigão): 0%
– Estrato 7 (Botânico e Britânia): 0,5%.

Neste novo ano epidemiológico, nenhum caso de dengue foi confirmado ainda no município, porém, foram registradas 13 notificações. Também, durante o levantamento, aconteceu a coleta de sete tubitos com larvas. Após análise, quatro confirmaram ser do mosquito Aedes Aegypti e três de outras espécies, ou seja, o mosquito está presente na cidade e pronto para se proliferar.

 

Fonte: Assessoria

Geral

ANAC autoriza retomada das operações de pouso no aeródromo de Marechal Rondon

Com a diretriz em vigor, espera-se que a normalidade das atividades aeroportuárias seja restabelecida

 

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), por meio da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária, anunciou, recentemente, a revogação da medida cautelar de proibição de operações de pouso que havia sido aplicada anteriormente ao Aeródromo Público Balduíno Helmuth Jope, de Marechal Cândido Rondon.

Segundo informa a Secretaria Municipal de Mobilidade, após diversas tratativas e de investimentos feitos pela administração municipal no pátio de manobras, na pista de pouso e decolagem, cerca, limpeza de áreas verdes, avaliações técnicas e considerações específicas, foi permitido que as operações de pouso voltem a ser realizadas no aeroporto municipal.

“Com esta diretriz em vigor, espera-se que a normalidade das atividades aeroportuárias seja restabelecida, o que vai proporcionar benefícios para a aviação civil na microrregião de Marechal Rondon”, expõe a diretora da pasta, Adriane Kappes Vorpagel.

A portaria nº 14.507, datada de segunda-feira (06), foi assinada pelo gerente de controle e fiscalização do órgão federal, Marcos Roberto Eurich.

Pode ser uma imagem de grama

Pode ser uma imagem de helicóptero

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Coresul Tintas/AACC recebe Nova Santa Rosa/Frigorosa pelo Troféu Difusora

Nesta quinta-feira, Guaíra venceu São José das Palmeiras

 

 

 

 

Continue Lendo

Geral

Depósito de galhos e entulhos no setor 2 deve ser feito até o dia 19

Cronograma de recolha passou por ajustes

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável de Marechal Cândido Rondon é a responsável pela organização da recolha de galhos e entulhos na sede do município. O cronograma é dividido em seis setores. Uma equipe atua diariamente na recolha de materiais inservíveis na sede, com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Em virtude dos vários arrastões contra o mosquito da dengue, na sede e no interior, houve a necessidade de realizar alguns ajustes no roteiro estabelecido no início do ano. Isso ocorreu especialmente nas áreas onde o índice de infestação pelo mosquito era maior, o que demandou várias semanas de trabalho da equipe.

Como consequência, o recolhimento está sendo finalizado no setor 1. Já no setor 2, pede-se que os moradores depositem os materiais até o dia 19 de maio (domingo), para que as equipes possam realizar a recolha a partir do dia 20 (segunda-feira). O setor 2 compreende o Jardim Líder, Parque Ecológico, Santo Amaro, Avenidas I e II, Sauer, Industrial I e II, Flórida, São Lucas, Sabka, Águia Branca, Toebe, Bem-te-vi, Martins, loteamentos das Torres, Elisabete, Frigorífico, Roda D´Água, do Lago, Santa Bárbara, Acimacar, bairro São Francisco, Gauer, Gralha Azul, Jussara, Jardim Marechal, Jardim Guaíra, Henrique, Jardim Universitário, Alto do Lago, Balko, Beija-flor e Modelo.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Luiz Freitag, pede a compreensão da população, ressaltando o esforço em relação ao trabalho que está sendo desenvolvido. “Não estamos medindo esforços para realizar a recolha dos materiais inservíveis depositados pela população em frente às residências. Vamos dar sequência ao cronograma. Ao finalizarmos o setor 2, divulgaremos as datas do setor 3, e assim, sucessivamente, até que todo o município seja atendido”, destacou Adriano Freitag.

O secretário enfatizou que fora do cronograma, a opção é levar os materiais até o Ecoponto, no parque de exposições, que está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 19h. No sábado, das 7h às 12h e das 13h30 às 18h. Os materiais aceitos são resíduos de podas e jardinagem, eletrônicos, madeiras, entulho de construção civil, móveis e eletrodomésticos.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.