Conectado com

Geral

Valorização à vida norteia a campanha Setembro Amarelo em Marechal Rondon

Secretarias de Assistência Social, de Saúde, e de Esporte e Lazer, além do COMMUR, realizam programação para alertar a população sobre o suicídio no Brasil e em relação às formas de prevenção

 

Desenvolver atividades para alertar a população acerca da realidade do suicídio em nível nacional, suas formas de prevenção, com a principal finalidade de valorizar a vida. Estes são os propósitos almejados com a campanha Setembro Amarelo, realizada em conjunto pelas secretarias de Assistência Social, de Saúde, e de Esporte e Lazer de Marechal Cândido Rondon, e apoiada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Rondonense (COMMUR).

A primeira ação aconteceu quinta-feira (02) à noite, na Congregação Luterana Cristo, quando foi abordado o momento devido à pandemia da Covid-19, que deixou pessoas com complicações, além de outras que faleceram. “Apresentamos opções para amenizar o sofrimento enfrentado por muitas pessoas. Entre elas estão ajuda psicológica e atividades físicas”, expõe a presidente do COMMUR, Cleonice Ribeiro Novaes.

Atenção

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber, a campanha Setembro Amarelo é o momento ideal de chamar atenção para um problema que pode ser evitado. “A prevenção ao suicídio cabe a todos, à saúde e à política públicas, assim como para toda sociedade. Este é o momento de fortalecimento das políticas públicas também para desmistificar questões que envolvem o suicídio, pois é preciso superar o preconceito, os julgamentos e colocar luz para falar com responsabilidade sobre este assunto, compreendendo a dor do outro. É necessário ter empatia, diálogo e perceber o que pode ser prevenido”, frisa.

A secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, salienta que no decorrer deste mês uma equipe composta por profissionais como psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos visitará empresas, igrejas e clubes de mães. “Estes profissionais discorrerão sobre o tema e orientarão em relação aos exercícios físicos”, pontua.

Apoio

Reconhecer a necessidade de ajuda, bem como apoiar quem se encontra em uma situação difícil são fundamentais para a pessoa dar a volta por cima. Algumas formas de prevenir o suicídio são: avisar os familiares e pessoas próximas, procurar apoio médico (psiquiátrico) e psicológico, além de conversar e incentivar a pessoa a buscar ajuda e não desistir. Estes são exemplos que auxiliam a pessoa a se sentir acolhida, apoiada, o que também contribui bastante no processo de recuperação.

Telefones úteis

188: Converse gratuitamente com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) de todo o território nacional, 24 horas por dia
192: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
3254-7880: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Marechal Cândido Rondon
3254-1847 ou 99124-5707: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
3254-8329 ou 99146-7713: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo
Publicidade

Geral

“Breno da Farmácia” falece aos 70 anos

Foto: Costa Oeste 93

Faleceu nesta segunda-feira, o farmacêutico Breno Maineri Sobrinho, mais conhecido como o “Breno da Farmácia”, aos 70 anos.

As causas da morte não foram divulgadas.

Breno tornou-se bastante conhecido em Marechal Rondon, quando trabalhou na Farmácia Confiança, e a partir de 1996, se mudou para Pato Bragado, onde abriu uma farmácia onde trabalhava ate os dias atuais.

No município bragadense inclusive, na ultima eleição, foi candidato a prefeito, mas não obteve êxito.

Ainda não há informações sobre os atos fúnebres.

 

Continue Lendo

Geral

Continuam abertas as inscrições para o curso de confecção de roupas para pet

A capacitação é gratuita e iniciará nesta quarta-feira (15)

Ainda restam algumas vagas para o curso de Técnicas de Confecção de Roupas para Pet, que inicia nesta quarta-feira, dia 15. A capacitação terá 32 horas/aula e se estenderá até o dia 24 de maio. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, na unidade móvel do SENAI, que estará estacionada no parque de exposições.

A promoção é da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Entre os pré-requisitos estão ter idade mínima de 16 anos, residir em Marechal Rondon e ter o ensino fundamental completo. Menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis, que também devem portar os documentos pessoais.

Interessados em se inscrever em um dos cursos precisam comparecer ao Módulo Empresarial, munidos do RG, CPF e comprovante de endereço. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (45) 3284-8796.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Campanha Maio Amarelo tem ações em Marechal Cândido Rondon

Objetivo é promover a conscientização pela segurança no trânsito

No mês de maio, o município de Marechal Cândido Rondon está empenhado em promover o Maio Amarelo, uma campanha nacional que visa conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito.

Neste ano, uma série de iniciativas educativas e preventivas será realizada no município rondonense.

Uma das principais estratégias adotadas é a realização de palestras educativas em empresas. “Essas palestras têm como objetivo sensibilizar colaboradores e empresários sobre práticas seguras no trânsito, destacando os perigos da imprudência ao dirigir. Durante esses encontros, são compartilhadas estatísticas e histórias reais que evidenciam a importância de comportamentos responsáveis no tráfego”, destacou Adriane Kappes Vorpagel, diretora da Secretaria de Mobilidade e coordenadora do movimento Maio Amarelo em Marechal Rondon desde 2017.

Além das palestras, outra ação importante é a distribuição de materiais informativos à população, contendo dicas de segurança e estatísticas, buscando disseminar conhecimento de forma acessível e impactante.

Outra medida notável são as faixas educativas espalhadas pela cidade. “Essas faixas, estrategicamente colocadas em pontos de grande movimento, transmitem mensagens claras sobre o Maio Amarelo e os cuidados necessários no trânsito, contribuindo para a conscientização constante dos cidadãos sobre a importância de respeitar as leis e preservar vidas”, ressaltou Adriane.

Recentemente, servidores da Secretaria de Mobilidade de Marechal Cândido Rondon participaram da abertura internacional do Maio Amarelo, em Foz do Iguaçu, reforçando o compromisso do município em buscar e compartilhar boas práticas para a segurança viária, sempre visando o bem-estar dos cidadãos.

“O Maio Amarelo em Marechal Cândido Rondon não é apenas uma campanha momentânea, mas sim um movimento contínuo em prol da segurança no trânsito. O envolvimento ativo da comunidade, das empresas e das autoridades locais é essencial para reduzir os índices de acidentes e tornar as vias mais seguras e harmoniosas para todos. Em todos os meses do ano, cada um é chamado a contribuir. O respeito às leis, a gentileza no trânsito e a consciência dos próprios atos são fundamentais para preservar vidas. Que o Maio Amarelo em Marechal Cândido Rondon seja não apenas um momento de conscientização, mas um compromisso duradouro com a vida e a segurança de todos”, finalizou a diretora da secretaria de Mobilidade.

Pode ser arte de 1 pessoa

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto que diz "ô nacional de segurança OBSERVATÓRIO viária EIXOS EIXOSDE DEA PD&I ÃO oamarelo ANSITO COMEÇA POR VOC" OЛ0 LEST 四三期日 ACT CALV-V-EANS EANS CALV-V CITYOrNE CITYOfNP/YORK ATES YORK DECEMRP2& .10. ES af 10:00P. 89 O2"

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.