Conectado com

Geral

Prefeito rondonense participa de discussão sobre programa de governança para os lindeiros

Foto: Lúcio Horta/Itaipu Binacional

O diretor-geral-brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, recebeu recentemente em Foz do Iguaçu (PR), prefeitos e vice-prefeitos da região e representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O objetivo da reunião foi discutir parcerias para a criação do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

O diretor de Coordenação da binacional, general Luiz Felipe Carbonell, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Heraldo Trento, que é prefeito de Guaíra, participaram do encontro. Também estavam presentes o prefeito de Santa Helena e vice-presidente do conselho, Evandro Miguel Grade; o prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden; e o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber – entre outras autoridades.

O coordenador do projeto, professor José Angelo Nicácio, da Unioeste, explicou que a intenção é construir um programa de desenvolvimento integrado para os 16 municípios lindeiros, unindo os diversos atores da região. O horizonte de trabalho é de 20 anos, com 11 eixos de atuação: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.

Segundo Nicácio, o projeto adota como base metodológica o conceito da Tríplice Hélice de Inovação, que prevê a integração de governos, universidades e empresas. “No entanto, nós já estamos na quíntupla hélice, porque agregamos ao projeto a sociedade e a sustentabilidade. O próximo passo será atrair investidores”, antecipou. Uma das ideias é estruturar uma plataforma para elaboração de projetos estratégicos para a região.

“Estamos chamando [essa proposta] de usina de projetos. Porque, hoje, os municípios têm dificuldades para fazer projetos”, afirmou o prefeito Heraldo Trento, que completou: “temos que incorporar à nossa região tecnologias que são indispensáveis para o desenvolvimento econômico, com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.”

O general Ferreira agradeceu a presença de todos, destacou a participação da academia na elaboração e coordenação do projeto e lembrou que a Itaipu, nos últimos anos, tem feito investimentos em obras estruturantes que beneficiam toda a região, como a nova ponte internacional sobre o Rio Paraná, a Perimetral Leste e a ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

“São obras de grande porte, pontuais, mas o nosso olhar é justamente para a nossa área de influência. Ou seja: nosso foco são os municípios do Oeste do Paraná e aqueles que integram as bacias hidrográficas que vão desembocar no nosso reservatório”, afirmou o general. “Desta forma, ampliamos a vida útil ao reservatório e elevamos a disponibilidade e a qualidade da água que chega à usina, permitindo maior produtividade na geração de energia”, concluiu.

Além do Conselho dos Municípios Lindeiros e a Unioeste, o Programa de Governança tem a participação de outras instituições, como Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), vinculada ao governo do Estado, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Fundação Araucária. No dia 16 de setembro, houve uma primeira reunião na Itaipu para tratar sobre o tema, com representantes do Seti e da Unioeste.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas em pé
Prefeitos entregam minuta de trabalho ao diretor-geral de Itaipu, general João Francisco Ferreira (Foto: Lúcio Horta/Itaipu Binacional)

Geral

Dengue: CIS permanece como Unidade Sentinela a partir de segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informou na tarde desta sexta-feira (17) que a partir de segunda-feira (20) o CIS (Centro Integrado de Saúde, antigo 24 Horas) segue como Unidade Sentinela, ou seja, atenderá em horário estendido (das 17h até as 22h) os pacientes com suspeita de dengue.

Até então, o posto de saúde do bairro Boa Vista também atendia em horário estendido, porém, devido ao atual cenário epidemiológico da dengue no município, somente uma unidade fará o atendimento.

A orientação é para que as pessoas com sintomas de dengue, como dor de cabeça, febre, dor nas articulações, diarreia, vômito e manchas pelo corpo, procurem o seu posto de saúde de referência durante o dia, ou o CIS, à noite.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Prossegue a aplicação da vacina contra a dengue em Marechal Rondon

Público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias

 

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon segue com a vacinação contra a dengue. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias.

As doses do imunizante estão disponíveis nos postos de saúde da sede e do interior do município, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Os moradores dos distritos de Bom Jardim e de São Roque, onde não há salas de vacinas, devem se dirigir aos postos de saúde de referência.

É necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF ou o cartão SUS.

Orientação

A vacinação ocorre neste momento para esta faixa etária em decorrência do maior número de hospitalizações, conforme orientação do Ministério da Saúde às secretarias estaduais. A vacina é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. A recomendação é de que o paciente que teve dengue precisa aguardar seis meses para tomar a vacina.

Doença

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento.

Assim sendo, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) é um avanço no campo da imunização, tornando-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e o controle da doença. As medidas se baseiam na vigilância epidemiológica e laboratorial, no manejo clínico e na comunicação efetiva.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Credencial de estacionamento para idoso poderá ser retirada domingo no Comunidade Show do Recanto Feliz

Acontece neste domingo na Arena Multiuso do Bairro Recanto Feliz em Marechal Rondon, nova edição do “Comunidade Show” que objetiva levar um dia de serviços gratuitos, com o sorteio de prêmios, em uma programação voltada para todos os públicos / idades, com a proposta de transformar vidas.

No Recanto Feliz as atividades serão ofertadas das 9 às 13h, todas gratuitas.

Dentre os serviços, a Secretaria Municipal de Mobilidade estará com emissão da credencial de estacionamento para idoso e deficiente, além de orientações para emissão do novo RG, conforme destaca a diretora da pasta, Adriane Kappes Vorpagel….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.