Conectado com

Geral

Anvisa amplia ações para verificar comprovação vacinal em fronteiras

Alvo é a fronteira terrestre com a Argentina e o Paraguai.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Polícia Federal iniciaram uma operação conjunta visando ampliar as ações de verificação do comprovante vacinal de pessoas que ingressam no Brasil pelas fronteiras terrestres com a Argentina e o Paraguai.

Segundo a Anvisa, serão instaladas barreiras para controle de fluxo na Ponte da Amizade (que liga Foz do Iguaçu com a Ciudad del Este, no Paraguai); e na Ponte Tancredo Neves (Ponte Internacional da Fraternidade, ligando Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú, na Argentina).

Conforme decisão cautelar do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso, viajantes brasileiros ou estrangeiros que residem no Brasil e que deixem o território nacional desde esta quarta-feira, deverão apresentar a comprovação de que estão completamente imunizados para regressar ao território nacional.

A nota da Anvisa ela esclarece que o ciclo vacinal só é considerado completo “mediante a aplicação de duas doses ou dose única de imunizante registrado pela Anvisa, pela Organização Mundial da Saúde ou pela autoridade sanitária do país no qual o viajante foi imunizado, desde que cumprido o prazo posterior necessário para a imunização (em média 14 dias para a maioria das vacinas disponíveis mundialmente)”.

Nesse sentido, a apresentação do certificado de vacinação é “requisito migratório” e, portanto, configura-se como “objeto de fiscalização” pelos diversos órgãos que atuam nos pontos de entrada brasileiros.

Ainda de acordo com a agência, estão isentos da apresentação do comprovante de vacinação os residentes fronteiriços das chamadas “cidades gêmeas” – cidades cujos territórios fazem divisa com países vizinhos.

Para tanto, é necessário que esses residentes comprovem sua condição apresentando algum comprovante de endereço.

Trabalhadores de transporte de cargas também estão isentos de apresentar o comprovante de vacinação.

 

 

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná será em Marechal Rondon

Evento é do POD – Programa Oeste em Desenvolvimento

A Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná será realizada amanhã, dia 09 de maio, em Marechal Cândido Rondon com um número recorde de inscritos que preencheram todas as vagas.

Realizado pela Câmara Técnica de Empregabilidade do Programa Oeste em Desenvolvimento , o evento marca um novo momento no cenário que desafia a indústria.

Nos anos anteriores, o tema foi debatido em Fóruns, mas com a criação da Câmara Técnica, os trabalhos de pesquisa avançaram e o evento também ganhou novos contornos, envolvendo um número maior de parceiros e instituições envolvidas.

Universidades, doutores de várias academias, bem como profissionais e consultores do Sebrae, Caciopar e RHs participam do processo de formatação e execução do evento e dos trabalhos da CT.

O coordenador da CT, Sérgio Marcucci, destaca que uma missão da Conferência é oportunizar um ambiente de interação dinâmica com troca de experiências e informações relacionadas com as diferentes abordagens da empregabilidade no Oeste do Estado.

Por sua vez a diretora gestão Interna e Coordenadora Técnica dos Temas trabalhados na Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná, a psicóloga organizacional Andreia Altran, destaca que discutir a qualidade do ambiente de trabalho é uma necessidade e ao mesmo tempo um avanço.

Uma das Regiões mais produtivas do País, o Oeste do Estado concentra cadeias produtivas de proteína animal, como aves, peixes, suínos e leite, além de outras modalidades de produção.

Todo esse desempenho, na transformação da produção resulta na ampla oferta de vagas de trabalho, porém, desta vez o Oeste vai mais longe e discute o desenvolvimento de ambientes de trabalho saudáveis e estratégicos.

O evento de amanhã que contará com uma rica apresentação de números resultantes de pesquisas realizadas com mais de 1500 pessoas e está formatado para discutir três principais temas e o participante precisa optar por um deles.

No eixo “Papel da Liderança na Segurança Psicológica, com Néia de Bortoli.

Outra temática é a “Felicidade no trabalho: Impacto da Relação Líder e Liderado com Laís Raycik e também o tema “O Engajamento com a Cultura da Empresa e o Impacto na Rotatividade e Absenteísmo com Paulo Vitor.

Uma mesa redonda e uma palestra final com Daniela Diniz também vão compor o evento.

 

 

Continue Lendo

Geral

Abertas as inscrições para cursos de corte e costura

São capacitações gratuitas voltadas para a confecção de roupas para pet, bolsas em tecido e costura industrial

 

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) viabilizam três cursos de corte e costura. As inscrições estão abertas, sendo que as capacitações acontecerão na Unidade Móvel do SENAI, que estará estacionada no parque de exposições.

Terá início no dia 15 deste mês e seguirá até o dia 20 de junho, o curso de Corte e Costura Industrial, com carga horária de 80 horas/aula. Será realizado das 18h45 às 22h45, de segunda a sexta-feira.

Também no dia 15, começará o curso de Técnicas de Confecção de Roupas para Pet, que terá 32 horas/aula e se estenderá até o dia 24 de maio. A capacitação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

Outro curso que está sendo oferecido é o de confecção de Bolsas em Tecido, que somará 48 horas/aula e será realizado de 27 de maio a 20 de junho.

Os cursos são oferecidos gratuitamente, com vagas limitadas. Entre os pré-requisitos estão ter idade mínima de 16 anos, residir em Marechal Rondon e ter o ensino fundamental completo. Menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis, que também devem portar os documentos pessoais.

Interessados em se inscrever em um dos cursos precisam comparecer no Módulo Empresarial, munidos do RG, CPF e comprovante de endereço. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (45) 3284-8796.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "MARECHAL CURSO RÁPIDO TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ROUPAS PET (32 horas/aula) Início: 15/05/2024 Horário: 13h30 as 17h30 Valor: Gratuito Informações: Prefeitura (45) 3284-8796 (Secretaria Desenvolvimento Económico) Secretaria de Desenvolvimento W Desenv Económico MARECHAL CANDIDORONDON CANDIDO RONDON Sistema Flep SENAI"

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "MARECHAL Capacita CURSO RÁPIDO TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE BOLSAS EM TECIDO (48 horas/aula) Secretaria de Desenvolvimento olvimento Deseny Económico Início: 27/05/2024 Horário: 13h30às 17h30 Valor: Gratuito Informações: Prefeitura (45) 3284-8796 feitura (Secretaria de Desenvolvimento Económico) FRFFEITIRATE MARECHAL CANDIDORONDON CANDIDO RONDON Sistema Fiep SENAI"

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Prefeitura rondonense retoma tratativas para a liberação do Parque Industrial IV

Autoridades municipais estiveram nesta terça-feira na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística

 

Uma comitiva rondonense está nesta terça-feira (07), em Curitiba, onde cumpre agenda junto a repartições públicas do governo do estado. Um dos encontros foi com o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), José Brustolin Neto, para retomar as tratativas visando à liberação do Parque Industrial IV. Entre os rondonenses que participaram do encontro estiveram o prefeito em exercício, Ilario Hofstaetter (Ila), o presidente da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial), Paulo Grenzel, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vanderlei Sauer, o presidente do Conselho da Comunidade, Itamar Dall’Agnoll, a representante do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e da Secretaria de Mobilidade, Adriane Kappes Vorpagel, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Reinar Seyboth, e o diretor da Secretaria de Gestão de Governo, Marcelo Müller.

Conforme Reinar, foi um pedido do governo do estado, de que as tratativas de liberação da área industrial voltassem a ser discutidas após a finalização do Contorno Oeste, que corta a área onde o parque será implantado. “Necessitamos da outorga do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) para que o projeto de implantação do Parque Industrial IV possa ser aprovado. A área industrial terá acesso direto à rodovia. O encontro foi muito importante. Brustolin se comprometeu a dar atenção especial ao caso”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.