Conectado com

Geral

Vestibular 2021/2022: prova acontece neste domingo (13); ensalamento já está disponível aos inscritos

A ocupação das salas de prova será de apenas 70% da capacidade física, devido à pandemia de Covid-19. Foto André Filgueira

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza no próximo domingo (13), a partir das 14 horas, a prova do vestibular 2021/2022. A prova acontecerá em cinco cidades – Curitiba, Apucarana, Toledo, Palotina e Matinhos –, em fase única, exceto para o curso de Música, que terá prova de conhecimentos específicos na segunda-feira, dia 14. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e às 13h30 todas as portas de acesso às salas serão fechadas.

O comprovante de ensalamento já está disponível no site do Núcleo de Concursos. A recomendação é para que os candidatos verifiquem antecipadamente a localização de suas salas de prova e saiam de casa com a antecedência necessária para evitar atrasos, contando inclusive com eventuais contratempos. Recomenda-se levar o comprovante de ensalamento impresso. A apresentação de documento de identidade com foto recente (ou fotocópia do documento autenticada em cartório) e o uso de máscara são obrigatórios.

Para os candidatos que farão a prova em Curitiba e pretendem ir de ônibus, a relação de linhas que passam nos locais de prova, com os principais pontos de parada, está disponível no site da Urbs. A Urbs informou que haverá reforço em todas as linhas.

A prova

Estão inscritos para o vestibular da UFPR 42.598 candidatos, que disputarão 5.340 vagas em 125 cursos de graduação. Metade das vagas é destinada para ampla concorrência e a outra metade, para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa parcela de vagas estão as cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A prova também será utilizada para seleção de candidatos para os cargos de Cadete Policial Militar e Cadete Bombeiro Militar da Polícia Militar do Estado do Paraná, processo seletivo com 70 vagas.

Os candidatos serão distribuídos em 2.884 turmas, além de 30 turmas de atendimento especial. Por causa das medidas de prevenção exigidas pela pandemia de Covid-19, a ocupação das salas de prova será de apenas 70% da capacidade física.

Ao todo, serão 40 locais de prova nas cinco cidades e 4.543 colaboradores atuando na realização do processo – desde a logística até a aplicação da prova.

A prova tem início marcado para as 14 horas e terá 5h30 de duração. Serão 60 questões objetivas e uma prova de compreensão e produção de textos, composta de um texto dissertativo-argumentativo sobre tema atual. O gabarito deve ser preenchido com caneta esferográfica transparente escrita grossa de tinta preta. Os candidatos também devem levar lápis, apontador e borracha.

Os candidatos só poderão deixar as salas decorrida 1h30 do início da prova – ou seja, a partir das 15h30. Só poderão levar consigo o caderno de provas os candidatos que deixarem as salas a partir das 17 horas.

Biossegurança

É importante lembrar que ainda estamos vivendo a pandemia de Covid-19, o que exige a adoção de medidas de biossegurança tanto por parte da organização do vestibular quanto dos candidatos.

Para evitar aglomerações, será utilizada apenas 70% da capacidade física das salas de prova. O uso de máscara é obrigatório.

Medidas de biossegurança como uso de máscara e de álcool gel 70% são obrigatórias. Foto: André Filgueira

Também por questões de biossegurança, não será permitido aos candidatos alimentarem-se durante a prova – exceto aqueles que, por recomendação médica, apresentaram autorização especial à organização do concurso. A ingestão de água é permitida, mas não será autorizado o uso de bebedouros nos locais de prova. Portanto, cada candidato deve levar suprimento de água suficiente para o tempo de prova, em garrafa transparente e sem rótulo.

O protocolo de biossegurança está disponível no Anexo I do edital do Processo Seletivo 2021/22, que pode ser acessado aqui. O NC recomenda aos candidatos que leiam atentamente o edital, que contém todas as normas que regem o processo seletivo.

Editais e informações oficiais sobre o vestibular devem ser consultadas no site do NC.

Acesse o Guia do Candidato com informações complementares.

 

Fonte: UFPR

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Dengue: CIS permanece como Unidade Sentinela a partir de segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informou na tarde desta sexta-feira (17) que a partir de segunda-feira (20) o CIS (Centro Integrado de Saúde, antigo 24 Horas) segue como Unidade Sentinela, ou seja, atenderá em horário estendido (das 17h até as 22h) os pacientes com suspeita de dengue.

Até então, o posto de saúde do bairro Boa Vista também atendia em horário estendido, porém, devido ao atual cenário epidemiológico da dengue no município, somente uma unidade fará o atendimento.

A orientação é para que as pessoas com sintomas de dengue, como dor de cabeça, febre, dor nas articulações, diarreia, vômito e manchas pelo corpo, procurem o seu posto de saúde de referência durante o dia, ou o CIS, à noite.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Prossegue a aplicação da vacina contra a dengue em Marechal Rondon

Público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias

 

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon segue com a vacinação contra a dengue. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias.

As doses do imunizante estão disponíveis nos postos de saúde da sede e do interior do município, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Os moradores dos distritos de Bom Jardim e de São Roque, onde não há salas de vacinas, devem se dirigir aos postos de saúde de referência.

É necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF ou o cartão SUS.

Orientação

A vacinação ocorre neste momento para esta faixa etária em decorrência do maior número de hospitalizações, conforme orientação do Ministério da Saúde às secretarias estaduais. A vacina é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. A recomendação é de que o paciente que teve dengue precisa aguardar seis meses para tomar a vacina.

Doença

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento.

Assim sendo, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) é um avanço no campo da imunização, tornando-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e o controle da doença. As medidas se baseiam na vigilância epidemiológica e laboratorial, no manejo clínico e na comunicação efetiva.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Credencial de estacionamento para idoso poderá ser retirada domingo no Comunidade Show do Recanto Feliz

Acontece neste domingo na Arena Multiuso do Bairro Recanto Feliz em Marechal Rondon, nova edição do “Comunidade Show” que objetiva levar um dia de serviços gratuitos, com o sorteio de prêmios, em uma programação voltada para todos os públicos / idades, com a proposta de transformar vidas.

No Recanto Feliz as atividades serão ofertadas das 9 às 13h, todas gratuitas.

Dentre os serviços, a Secretaria Municipal de Mobilidade estará com emissão da credencial de estacionamento para idoso e deficiente, além de orientações para emissão do novo RG, conforme destaca a diretora da pasta, Adriane Kappes Vorpagel….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.