Conectado com

Geral

‘Janela’ deve ter recorde de trocas de partidos na Assembleia Legislativa

Bancadas na Assembleia e Câmara começam a definir posições

 

Conforme o calendário eleitoral, de  3 de março até  1º de abril, transcorrerá o período da janela de migração partidária na qual deputados estaduais, distritais e federais podem mudar de partido sem apresentar justificativa para concorrer às eleições majoritárias ou proporcionais.

As mudanças são guiadas pela adaptação de cada deputado ao cenário da disputa pelo governo do Estado e a presidência da República.

A maioria deve buscar siglas alinhadas com seus pré-candidatos ao Palácio Iguaçu e ao Planalto.

Boa parte dos deputados que vão mudar de partido o farão em busca de uma legenda que apoie a reeleição do governador Ratinho Júnior .

O presidente da Assembleia, Ademar Traiano, por exemplo, já anunciou que está de saída do PSDB para aderir ao PSD de Ratinho Jr.

Ele confirmou a intenção depois que o PSDB lançou a pré-candidatura do ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestri, ao governo do Estado.

O mesmo deve fazer o deputado estadual Paulo Litro, que renunciou à presidência do PSDB do Paraná após a filiação de Silvestri.

O PSB negocia nacionalmente uma federação com o PT do ex-presidente   Lula, pré-candidato à Presidência, o qual  já anunciou a intenção de apoiar no Paraná a pré-candidatura do ex-governador Roberto Requião  ao Palácio Iguaçu.

Os deputados do PSB, porém, apoiam a reeleição de Ratinho Jr  e afirmam ter a garantia da direção nacional da legenda para manter esse apoio.

Eles não descartam deixar a legenda caso o partido insista em lançar Requião ao governo.

A “janela partidária” que se abre também deve mudar a correlação de forças na bancada federal do Paraná.

No PSL, por exemplo, deputados devem deixar a sigla em busca de uma legenda que apoie a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O deputado federal Filipe Barros se lançou pré-candidato ao governo do Paraná com o apoio de Bolsonaro  e deve migrar para um partido que apoie a reeleição do presidente, já que o União Brasil até agora não definiu quem apoiará para a presidência.

O mesmo deve fazer a deputada federal Aline Steujes, igualmente aliada ao presidente.

Já o Democratas deve perder o vice-líder do governo na Câmara Federal, deputado Pedro Lupion, que também pretende buscar uma sigla que apoie Bolsonaro.

Já na Assembleia, os quatro deputados devem ficar no União Brasil: Élio Rusch, Nelson Justus, Plauto Miró e Dr Batista, todos apoiadores de Ratinho Jr.

Em  torno dessas especulações, o  governador Ratinho Jr  tende a ficar neutro na eleição presidencial, já que mantém boa relação com Bolsonaro e com o ex-juiz Sergio Moro, também pré-candidato à presidência da República.

 

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

ANAC autoriza retomada das operações de pouso no aeródromo de Marechal Rondon

Com a diretriz em vigor, espera-se que a normalidade das atividades aeroportuárias seja restabelecida

 

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), por meio da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária, anunciou, recentemente, a revogação da medida cautelar de proibição de operações de pouso que havia sido aplicada anteriormente ao Aeródromo Público Balduíno Helmuth Jope, de Marechal Cândido Rondon.

Segundo informa a Secretaria Municipal de Mobilidade, após diversas tratativas e de investimentos feitos pela administração municipal no pátio de manobras, na pista de pouso e decolagem, cerca, limpeza de áreas verdes, avaliações técnicas e considerações específicas, foi permitido que as operações de pouso voltem a ser realizadas no aeroporto municipal.

“Com esta diretriz em vigor, espera-se que a normalidade das atividades aeroportuárias seja restabelecida, o que vai proporcionar benefícios para a aviação civil na microrregião de Marechal Rondon”, expõe a diretora da pasta, Adriane Kappes Vorpagel.

A portaria nº 14.507, datada de segunda-feira (06), foi assinada pelo gerente de controle e fiscalização do órgão federal, Marcos Roberto Eurich.

Pode ser uma imagem de grama

Pode ser uma imagem de helicóptero

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Coresul Tintas/AACC recebe Nova Santa Rosa/Frigorosa pelo Troféu Difusora

Nesta quinta-feira, Guaíra venceu São José das Palmeiras

 

 

 

 

Continue Lendo

Geral

Depósito de galhos e entulhos no setor 2 deve ser feito até o dia 19

Cronograma de recolha passou por ajustes

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável de Marechal Cândido Rondon é a responsável pela organização da recolha de galhos e entulhos na sede do município. O cronograma é dividido em seis setores. Uma equipe atua diariamente na recolha de materiais inservíveis na sede, com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Em virtude dos vários arrastões contra o mosquito da dengue, na sede e no interior, houve a necessidade de realizar alguns ajustes no roteiro estabelecido no início do ano. Isso ocorreu especialmente nas áreas onde o índice de infestação pelo mosquito era maior, o que demandou várias semanas de trabalho da equipe.

Como consequência, o recolhimento está sendo finalizado no setor 1. Já no setor 2, pede-se que os moradores depositem os materiais até o dia 19 de maio (domingo), para que as equipes possam realizar a recolha a partir do dia 20 (segunda-feira). O setor 2 compreende o Jardim Líder, Parque Ecológico, Santo Amaro, Avenidas I e II, Sauer, Industrial I e II, Flórida, São Lucas, Sabka, Águia Branca, Toebe, Bem-te-vi, Martins, loteamentos das Torres, Elisabete, Frigorífico, Roda D´Água, do Lago, Santa Bárbara, Acimacar, bairro São Francisco, Gauer, Gralha Azul, Jussara, Jardim Marechal, Jardim Guaíra, Henrique, Jardim Universitário, Alto do Lago, Balko, Beija-flor e Modelo.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Luiz Freitag, pede a compreensão da população, ressaltando o esforço em relação ao trabalho que está sendo desenvolvido. “Não estamos medindo esforços para realizar a recolha dos materiais inservíveis depositados pela população em frente às residências. Vamos dar sequência ao cronograma. Ao finalizarmos o setor 2, divulgaremos as datas do setor 3, e assim, sucessivamente, até que todo o município seja atendido”, destacou Adriano Freitag.

O secretário enfatizou que fora do cronograma, a opção é levar os materiais até o Ecoponto, no parque de exposições, que está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 19h. No sábado, das 7h às 12h e das 13h30 às 18h. Os materiais aceitos são resíduos de podas e jardinagem, eletrônicos, madeiras, entulho de construção civil, móveis e eletrodomésticos.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.