Conectado com

Policial / Trânsito

PM qualifica 220 policiais para a Patrulha Rural no Paraná

Agentes serão espalhados por todas as regiões do Estado

 

A Polícia Militar  do Paraná promove, entre os meses de abril e maio, uma formação voltada a policiais que já fazem ou passarão a fazer parte da Patrulha Rural, nos mais diversos municípios do Estado.

O curso integra um projeto maior da corporação, chamado PMPR 90, que busca ampliar as ações para proporcionar mais segurança nas áreas fora de zonas urbanas.

Ao todo, 220 agentes serão convocados a participar do treinamento, que será realizado em Maringá, no Norte, e em Curitiba.

A Patrulha Rural, como lembra o capitão Íncare Correa de Jesus, da Polícia Militar do Paraná, existe desde 2009.

No ano passado, o comando-geral da PM, a fim de atualizar os programas destinados à comunidade, determinou que fosse atualizada a Patrulha Rural, com base em experiências que deram certo em outros Estados.

Com base nesse estudo, a PM elaborou um programa de formação para policiais de duas semanas para cada turma.

As disciplinas definidas para o curso envolvem duas vertentes:a primeira abrange questões fundamentais, como policiamento de proximidade, patrulhamento comunitário, direitos humanos e legislação aplicada.

Na parte profissional, os policiais vão ser atualizados em relação a armamentos e tiro policial, uso seletivo e diferenciado da força, sistemas mobile, placas de identificação, atendimento hospitalar, primeiros socorros, atividades física e militar, entre outros.

Além disso, o policial tem que estar capacitado para incentivar que a sociedade que habita, vive, trabalha e mora no ambiente rural se organize, adote medidas preventivas e que busque o bem-estar como um todo, não apenas para a sua propriedade”.

Em breve, uma novidade à disposição dos policiais da Patrulha Rural será o novo sistema para consulta e cadastro de informações de propriedades rurais.

Trata-se de um  aplicativo de celular vai permitir a integração entre a base de dados da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná , o Cadastro Ambiental Rural  e o sistema da Polícia Militar.

Assim, será mais rápido levantar informações como quais e quantos animais a propriedade possui, os limites físicos de cada fazenda, onde estão as reservas legais, maquinários utilizados no local, entre outras informações importantes.

 

Continue Lendo
Publicidade

Policial / Trânsito

Mulher que passava mal é vítima de estupro em Marechal Rondon

O estuprado tinha um carro de cor cinza e ele tinha tatuagem nos braços

 

Por volta das 18h15 de sábado (12) uma equipe da Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon foi acionada para atender uma situação de estupro de vulnerável.

Policiais deslocaram até a UPA onde a vítima do estupro estava. Ela disse aos policiais que estava na Avenida Rio Grande do Sul, próximo ao cruzamento com a Rua Amir Dalla Vecchia, na Vila Gaúcha, quando começou a passar mal. Ela disse que acabou sentando, por motivo que estava tonta. Alguns momentos depois, um homem veio lhe oferecer ajuda, e ela, por estar mal, aceitou.

O homem tinha a pele morena clara e tatuagem nos braços, peito e costas. Estava com um veículo prata. Ele teria dirigiu por uns instantes e falando para a vítima que levaria ela ao UPA. Ela lembra que ele a levou para um local, que teria cama. Ela somente lembra deste detalhe. E que em ato contínuo, o homem a estuprou.

Posteriormente o homem levou a vítima até próximo da UPA e disse para ela “se você contar para alguém, eu vou atrás de você”.

A vítima do estupro disse ao policial que nunca tinha visto esta pessoa.

No UPA, ela foi atendida e submetida as ao procedimentos médicos necessários, por conta do ato sexual. A equipe PM, verificou em algumas câmeras da cidade, porém, não foi logrado êxito até o momento na localização do suspeito.

 

Fonte: AquiAgora

Continue Lendo

Policial / Trânsito

Caminhão cai da ponte do Rio Guaçu entre Nova santa Rosa e Marechal Rondon

Trânsito está lento no local

Acidente de transito foi registrado na madrugada desta segunda-feira (13) na Ponte do Rio Guaçu, no trecho que liga o distrito rondonense de Novo Três Passos ao município de Nova Santa Rosa.

Um caminhão desgovernado, bateu contra o guard rail da ponte, que quebrou, e caiu dentro do rio.

O condutor sofreu ferimentos leves e teria recusado atendimento médico.

Uma operação será montada agora para retirada do veículo do local.

A Policia Rodoviária Estadual pede para que os condutores redobrem atenção no local, pois o tráfego de veículos está lento e será interditado quando da retirada do caminhão do rio.

Houve também o derramamento de óleo na pista.

 

 

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Continue Lendo

Policial / Trânsito

Barco afunda no lago em Mercedes e duas pessoas estão desaparecidas

Foto: Ponto da Notícia

Buscas serão retomadas nesta segunda-feira pela manhã

Um acidente com embarcação foi registrado no final da tarde deste domingo, no Lago de Itaipu, no distrito de Arroio Guaçu, em Mercedes.

Quatro pessoas estavam em um barco, quando por volta das 17h00, o mesmo afundou próximo à boia, no encontro das águas do Rio Guaçu com o Rio Paraná.

Os quatro ocupantes ficaram à deriva.

Um homem de 51 anos e uma mulher de 22 anos foram resgatados por pescadores que passaram pelo local.

Os outros dois ocupantes do barco, dois homens, estão desaparecidos.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon e da Polícia Militar foram acionadas, realizaram buscas porem com o anoitecer os trabalhos foram suspensos.

As buscas serão retomadas nesta manhã.

A identidade dos desaparecidos ainda não foi informada, mas um seria morador de Mercedes e outro de Astorga,

 

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.