Geral
Saúde disponibiliza vacina contra a Covid nesta sexta-feira e no sábado
Publicado em:
A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon disponibiliza vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (1º) e no sábado (02). Serão disponibilizadas desde 1ª a 3ª dose, assim como 4ª dose para idosos.
As vacinas contemplam públicos-alvo distintos, ou seja, abrangem crianças, adolescentes, adultos, imunossuprimidos, gestantes e puérperas. Haverá 400 doses em cada um dos dias.
Sexta-feira
Nesta sexta-feira, das 16h às 20h, será ofertada a primeira dose da marca Pfizer para a população com idade a partir dos 18 anos; segunda dose para pessoas a partir dos 12 anos, desde que tenham recebido a primeira dose no intervalo mínimo de 21 dias.
Haverá terceira dose da marca Pfizer para gestantes e puérperas, bem como para pessoas com 18 anos ou mais, desde que tenham completado o esquema vacinal no período mínimo de 120 dias; dose de reforço para os imunossuprimidos que foram vacinados com a terceira dose há 120 dias ou mais. Aplicação da quarta dose da Pfizer em idosos com 80 anos ou mais, desde que tenham recebido a terceira dose há 120 dias ou mais.
Também será ofertada a segunda dose da marca Astrazeneca/Recombinante para quem foi vacinado com a primeira dose há 56 dias ou mais.
Sábado
No sábado, das 8h às 12h, será aplicada a primeira dose da marca Pfizer em crianças de 5 anos, cuja vacina também contempla o público imunossuprimido de 5 a 11 anos; segunda dose da marca Pfizer para crianças de 5 a 11 anos, exceto para o público imunossuprimido.
Será disponibilizada ainda a primeira dose da marca CoronaVac para crianças de 6 a 11 anos, exceto para o público imunossuprimido; haverá segunda dose da marca CoronaVac para crianças de 6 a 11 anos, exceto para o público imunossuprimido.
Critérios
Crianças e adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, para no local ser assinado um termo de assentimento. Na impossibilidade de comparecimento dos pais ou do responsável legal no ato da vacinação, o termo de assentimento deve ser preenchido e em seguida ter a assinatura reconhecida em cartório. O documento deve ser retirado no Setor de Epidemiologia, que está localizado na Rua São Paulo, ao lado da Farmácia Básica.
É necessário apresentar documentos pessoais, cartão SUS e carteira de vacinação (se tiver). Quem tiver comorbidade e/ou deficiência permanente deve apresentar declaração médica. O rondonense que se dirigir ao café colonial, pode deixar o veículo estacionado nas redondezas e caminhar até o local.
Geral
2ª Igreja do Evangelho Quadrangular promove bazar especial de Black Friday com preços imperdíveis
Evento será realizado na sexta-feira (22) e no sábado (23)
Publicado em:
A 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Marechal Rondon realiza, neste final de semana, um bazar especial inspirado no clima da Black Friday.
Conforme Luciana Borgmann Correia, uma das coordenadoras do evento, o Bazar acontece em um ambiente acolhedor, climatizado e com peças organizadas em cabides, garantindo uma experiência agradável para os participantes.
O evento oferece uma variedade de roupas novas, seminovas e usadas em ótimo estado, todas com preço máximo de apenas R$ 20 por peça.
Além disso, a iniciativa traz uma novidade: no primeiro dia do evento, será possível realizar trocas de roupas.
A cada duas peças em estado de novas que não são mais úteis, os participantes podem trocar por um vale que dá direito a uma peça disponível no bazar.
O evento será realizado na sexta-feira (22) e no sábado (23).
Na sexta o bazar acontece das 17h às 21h, e no sábado, das 9h às 16h.
O endereço é Rua 10 de Abril, número 915.
Luciana comenta que esta é uma oportunidade para renovar o guarda-roupa com economia, contribuir para o consumo consciente e ainda aproveitar um momento de convivência: toda a comunidade está convidada a participar.
Ouça o convite especial da coordenadora Luciana Borgmann Correia……..
Geral
Começa a ser instalada a decoração natalina em Marechal Rondon
Publicado em:
A decoração natalina está sendo instalada na sede de Marechal Cândido Rondon, para dar início às atividades do “Feliz Natal em Marechal”. Além da ornamentação, haverá ampla programação com apresentações no decorrer do mês de dezembro.
O secretário municipal de Cultura, Júnior Niszczak, informa que espaços públicos como o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a praça da Matriz Católica, o centro de eventos, a prefeitura e o portal estão sendo contemplados com a decoração, assim como a rua Santa Catarina, e as avenidas Maripá e Rio Grande do Sul, no centro da cidade.
Segundo ele, a perspectiva é de que boa parte da decoração na região central, formada por luzes e árvores, esteja pronta já neste fim de semana, para em um próximo momento ligar as luzes na praça da Matriz Católica e em outros locais.
Júnior acrescenta que a programação do “Feliz Natal em Marechal” contará com apresentações da Escola de Artes, de corais, entidades, orquestras, associações convidadas, e pela chegada do Papai Noel. Organizada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, a programação alusiva ao Natal ocorrerá no mês de dezembro, de forma gratuita à comunidade.
Fonte: Assessoria
Geral
Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional de Ilha Grande
Publicado em:
Um incêndio de grandes proporções atinge novamente o Parque Nacional de Ilha Grande, região de Guaíra. A intensidade do fogo chama a atenção e preocupa os moradores de Guaíra e cidades da região e do Mato Grosso do Sul.
Segundo o ICMBio, o novo incêndio começou na madrugada desta segunda-feira (18), na Ilha Peruzzi, localizada ao sul do arquipélago.
A Ilha Peruzzi é a terceira maior da unidade e estava há aproximadamente 20 anos sem registros de incêndios ou ocorrências relacionadas ao fogo.
Após a detecção do incêndio, a equipe de brigadistas da base de Guaíra foi acionada e segue no local realizando os trabalhos de combate do fogo.
Incêndio anterior
O último incidente que atingiu a maior ilha da unidade, a “Ilha Grande”, iniciado em 22 de outubro, está sob controle. No entanto, nas áreas já queimadas, há diversos pontos de ignição dispersos que continuam emitindo fumaça, devido à presença de materiais combustíveis, como troncos, raízes e galhos secos, que não foram totalmente consumidos pelo fogo principal. Esses materiais apresentam risco de reignição.
A equipe de brigadistas do ICMBio/NGI Rio Paraná esteve mobilizada por 18 dias em uma base de apoio estrategicamente montada para atuação nos municípios de Eldorado-MS e Altônia-PR. Até 15 de novembro, as ações realizadas conseguiram monitorar o avanço das chamas sobre a unidade, com esforços concentrados em prevenção, combate e monitoramento.
Fonte: Ponto da Notícia